Vale fornecerá produtos de baixo carbono de níquel para fabricação de baterias
A Vale Canadá e a produtora de baterias de íon-lítio Northvolt AB anunciaram nesta terça-feira (22/3) um acordo plurianual no qual a mineradora irá fornecer produtos de níquel de baixo carbono à Northvolt, reforçando o compromisso compartilhado das empresas com a sustentabilidade na cadeia de veículos elétricos e eletrificação da indústria de mineração de forma geral.
O acordo reafirma a posição da Vale como fornecedora preferencial para a indústria de veículos elétricos em rápido crescimento e se alinha com o imperativo da Northvolt de minimizar as emissões de carbono e outros impactos ambientais na cadeia de valor das baterias.
A Vale é líder global na produção de produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza. Os rounds (rodelas) de níquel de sua refinaria de Long Harbour em Newfoundland e Labrador, Canadá, têm uma pegada de carbono verificada de 4,4 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de níquel - cerca de um terço da média apurada pelo Nickel Institute para o níquel classe 1.
A empresa se comprometeu a investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para reduzir as emissões absolutas de carbono em 33% até 2030, como parte dos esforços para atingir emissões líquidas zero até 2050. A Vale também reduzirá as emissões da cadeia de valor em 15% até 2035. A ambição da Northvolt é elevar o padrão de sustentabilidade para os produtores de baterias com um plano para reduzir as emissões de carbono em até 90% em comparação com as baterias de referência atuais, principalmente através da utilização de energia limpa na produção e reciclagem.
“Este contrato de fornecimento é mais um marco estratégico conforme direcionamos nossos negócios para a demanda de veículos elétricos”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de Metais Básicos da Vale. “Estamos empolgados em construir um relacionamento duradouro com a Northvolt que eleve o padrão de matérias-primas de origem sustentável para este setor de rápido crescimento.”
Maria Åstrand, vice-presidente de materiais ativos da Northvolt, comentou: “A Northvolt foi fundada com a missão de construir a bateria mais ecológica do mundo para permitir a transição para a eletrificação. Queremos construir baterias com uma pegada mínima de CO2 usando energia limpa e tecnologia inteligente. Esta parceria é perfeita para podermos alcançar essa ambição. Estamos ainda mais empolgados com a perspectiva de fechar o ciclo com a eletrificação da indústria de mineração de níquel por meio de nossos parceiros mútuos que fornecem equipamentos elétricos de mineração”.
O contrato é fruto de mais de dois anos de negociação e será a plataforma de lançamento para uma maior cooperação em diversas áreas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Deixe seu comentário