ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Vale do Aço - MG será sede da 14ª edição do Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos

Evento que terá a Usiminas e Ternium como anfitriãs, deve reunir os principais players dos setores de saúde, segurança ocupacional e de processos focados na Indústria de Base

Fonte: Assessoria ABM

Entre os dias 12 e 13 de junho, a cidade mineira de Ipatinga, localizada na região do Vale do Aço, será sede do 14º Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos, evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia Materiais e Mineração (ABM) e que representa um  espaço propício ao compartilhamento de experiências e de cases de sucesso em práticas operacionais alinhadas aos padrões de segurança da Indústria.

O evento, que chega à sua 14ª edição em 2024, reúne centenas de engenheiros, técnicos de segurança, analistas, operadores, médicos, docentes, acadêmicos e gestores, com o objetivo de provocar uma reflexão conjunta entre todos os segmentos industriais e, dessa forma, fortalecer as diretrizes de Segurança de pessoas, processos e saúde ocupacional, que são fundamentais à estabilidade e à consolidação dos resultados das empresas.

O WSSO 2024 será realizado no Centro Cultural Usiminas e, ao longo dos dois dias de evento, a programação reunirá: cerimônias de abertura e encerramento, palestra de abertura sobre o tema “Transformação Cultural: Desafios para o futuro e para as lideranças” — ministrada pelo Diretor de Operações da Comportamento Psicologia do Trabalho, Julio Turbay — além de painéis com especialistas e representantes empresariais sobre as temáticas “Indicadores ESG”, “Saúde Ocupacional”, “Segurança de processos” e “Cases de sucesso”.

A programação do Workshop contará ainda com uma fase de pré-evento, no dia 11 de junho, na FIEMG, em que serão ministrados minicursos, por especialistas renomados, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Confira as capacitações ofertadas:

Curso 1: Gestão de Análise de Riscos Químicos: entenda como fazer uma análise de riscos químicos e selecionar o EPI correto - Um passo a passo para a seleção de riscos com estudo de caso

Docente: Bruno Faria - Especialista de Produto Tyvek® Garments Brazil - DuPont

Curso 2: Estratégias de transformação Cultural em SS

Docente: Julio Turbay - Diretor de Operações na Comportamento

Curso 3: Fatores humanos nas indústrias de base – a segurança e a saúde mental como resultantes da equação da gestão

Docente: Prof. Dr. Roberto Aylmer - PhD da Aylmer Consulting

Curso 4: Luvas de proteção para os segmentos (mineração, metalúrgica e siderúrgica) e orientação de boas práticas no trabalho em altura

Docentes: Robert Souza  e Arlisson Santos Hortencio - Desenvolvedores Técnicos da Danny 

 

Além da programação de cursos, palestras e painéis, o WSSO possui também uma feira de exposição, em que os principais players dos setores de saúde e segurança, focados na Indústria de Base, apresentam seus portfólios de equipamentos e soluções inovadoras. Nos dias 12 e 13, os participantes contarão ainda com coffee breaks e, no dia 12, será oferecido um coquetel.

O 14º WSSO tem a Usiminas e Ternium como empresas anfitriãs e, além das siderúrgicas, conta também com a participação das instituições: Danny, Libus, Reframax, RIP, SME, Industrial Scientific, MSA, Aperam, Cesla, DuPont, General Instruments, Gerdau, MRC, Provest e Cenibra.  

 

A relação entre o Vale do Aço e a Indústria de Base Brasileira

A zona mineira conhecida como Vale do Aço contempla 28 cidades e recebeu este nome por concentrar um dos maiores parques industriais de siderurgia da América Latina, contando com a presença de empresas como: a Usiminas, líder nacional na produção e na comercialização de aços planos, a Aperam, produtora integrada de Aços Planos Especiais, e a ArcelorMittal, a maior produtora mundial de aço. 

As três empresas mantêm unidades na Região Metropolitana do Vale, que contempla os municípios de Ipatinga (cidade que possui uma das unidades da Usiminas), Timóteo (onde fica uma das unidades da Aperam), Coronel Fabriciano (que possui uma unidade da ArcelorMittal) e Santana do Paraíso.

As siderúrgicas presentes no Vale do Aço representam mais de 40% do setor da indústria mineira e fazem com que a região seja responsável pela principal produção industrial do estado, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), além de ganhar destaque como um dos principais polos de empregabilidade do território mineiro.

 

Serviço 14º WSSO

Local: Centro Cultural Usiminas, Ipatinga - MG

Data: 12 e 13 de junho

Inscrições: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/14-wsso-workshop-de-saude-seguranca-ocupacional-e-de-processos/inscricoes-5  

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.