UFC discute parcerias com siderúrgica ArcelorMittal Pecém; uma das novidades será programa de estágio exclusivo para mulheres
Fonte: UFC
Em reunião realizada na última sexta-feira (5), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, recebeu a equipe de Recursos Humanos da multinacional ArcelorMittal Pecém. O encontro teve como objetivo tratar de projetos conjuntos da UFC com a empresa, que adquiriu a siderúrgica do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a 60 quilômetros de Fortaleza.
Da esquerda para a direita: Profª Ozilea Menezes (PREX); Beatriz Bezerra (ArcelorMittal); Patrícia Araújo (PROINTER); Profª Diana Azevedo (vice-reitora); Gisele Sestren (ArcelorMittal) e Glauciane Fornari (ArcelorMittal). (Foto: Nilson Filho/ UFC Informa)
A UFC já possuía parceria consolidada com a antiga proprietária da indústria de siderurgia, e prossegue estreitando laços com a nova empresa, que vem em tratativas com a Universidade desde setembro, quando comitiva capitaneada pelo CEO Erick Torres reuniu-se com o reitor Custódio Almeida. No histórico desse relacionamento interinstitucional, já estiveram um programa de estágio, um outro de trainee e o fomento à participação de equipes universitárias na competição mundial de siderurgia SteelChallenge.
De acordo com Gisele Sestren, gerente-geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal Pecém, a Universidade é uma grande aliada pelo seu atual posicionamento em três temas muito caros neste momento à multinacional: diversidade, equidade e inclusão. Diante disso, a vinda da equipe à Reitoria teve como um dos pontos de pauta prioritários a construção colaborativa de um programa de estágio UFC-ArcelorMittal destinado exclusivamente a estudantes de graduação do sexo feminino.
“Nossa ideia não é só ofertar uma turma, mas construir algo perene, um programa estruturado e com sustentabilidade. Queremos um aumento relevante no número de mulheres em cargos de liderança na empresa até 2030, então esta é a hora de investir em trabalho de base nas principais áreas técnicas”, explicou a gestora.
O sucesso do programa anterior de estágio desenvolvido pela UFC em parceria com a antiga Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que não possuía o recorte de gênero inédito da nova edição, foi relembrado. “Foi um programa que alavancou muito a relação da UFC com o Complexo do Pecém e era exclusivo da Universidade, focado prioritariamente nas engenharias. Nosso ex-reitor Henry Campos esteve lá para o lançamento, em 2017”, relatou o Prof. Carlos Almir Monteiro, chefe de Gabinete da Reitoria, na época diretor do Centro de Tecnologia da UFC.
Segundo as lideranças de RH da ArcelorMittal, a UFC é uma referência, e seus alunos são muito disputados em processos de recrutamento. “O objetivo é pensar um programa de estágio que desperte o interesse das alunas em se candidatar e ficar. Nossas políticas de gestão de pessoas são muito orientadas à perspectiva de uma carreira de longo prazo na empresa”, disse Glauciane Fornari, gerente de área de Pessoas, Atração e Carreira da ArcelorMittal Pecém.
Para a vice-reitora no exercício da Reitoria, o lançamento do novo programa de estágio virá em um semestre mais que oportuno, no qual se comemoram, em fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02) e, em junho, o Dia das Mulheres na Engenharia (23/06). “Hoje, o Centro de Tecnologia da UFC é a maior unidade acadêmica da UFC em número de alunos matriculados na graduação, com cerca de quatro mil. Essa proposta é muito importante para renovar e reforçar os laços que a UFC já tinha com a CSP e está construindo agora com a ArcelorMittal. Vamos trabalhar nessa estruturação para lançar o projeto na primeira semana de aulas”, adiantou a Profª Diana Azevedo.
Um dos encaminhamentos da reunião será o envio imediato de dados atualizados dos Painéis UFC sobre o quantitativo de estudantes do gênero feminino nas áreas de graduação estratégicas para o programa que está sendo concebido. Em paralelo, foi instituído um grupo de trabalho envolvendo a Reitoria, o RH da ArcelorMittal, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e a Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), que ficará responsável pela elaboração do edital de seleção, cuja expectativa de lançamento é no início do semestre letivo 2024.1 na UFC, previsto para 26 de fevereiro.
Reunião tratou de pautas como um inédito programa de estágios exclusivo para o público feminino. (Foto: Nilson Filho/ UFC Informa)
Além da vice-reitora, da gerente Gisele Sestren e dos demais participantes mencionados, compareceram à reunião a pró-reitora-adjunta de Extensão Ozilea Bezerra; a coordenadora de Relacionamentos Interinstitucionais da PROINTER, Patrícia Araújo; e a especialista em Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, Beatriz Bezerra.
PRÊMIO MULHER – As gestoras da multinacional aproveitaram a ocasião para reforçar o convite à comunidade acadêmica para se inscrever no concurso cultural Prêmio Mulher ArcelorMittal, cujo prazo de participação se encerra no dia 21 de janeiro. O certame foi lançado oficialmente nos três estados em que a empresa possui unidades produtivas (Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina). A solenidade local, no dia 26 de outubro passado, contou com a presença da vice-reitora da UFC.
Duas das categorias previstas – setor público e acadêmicos – têm condições de acolher com facilidade projetos desenvolvidos por estudantes (regularmente matriculadas e egressas), servidoras técnico-administrativas e servidoras docentes da UFC. As demais categorias são: imprensa, empresa privada, terceiro setor e público interno.
Organizado pela ArcelorMittal desde 2019, o Prêmio Mulher tem como objetivo reconhecer e valorizar mulheres empreendedoras que criam, desenvolvem e promovem iniciativas voltadas à transformação social. Confira o regulamento do concurso.
Deixe seu comentário