ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Thyssenkrupp Steel contrata o Grupo SMS para realizar um dos maiores projetos de descarbonização industrial do mundo

Empresas vão construir a primeira Usina de Redução Direta a Hidrogênio na Alemanha. Projeto marca uma reviravolta tecnológica na siderurgia.

A Thyssenkrupp Steel contratou o grupo SMS para a engenharia, fornecimento e construção da primeira Usina de Redução Direta a Hidrogênio na localidade de Duisburg. Isso marca o início de um dos maiores projetos de descarbonização industrial do mundo, que de uma só vez evitará mais de 3,5 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano no futuro. O volume de negócios da SMS ascende a mais de 1,8 bilhões de euros e marca também a maior encomenda individual da história da empresa. Além disso, serão necessários serviços de construção estrutural adicionais significativos, além de conexões de infraestrutura e mídia. Os trabalhos preliminares podem ser iniciados de imediato, no âmbito da antecipação do início dos trabalhos que foi aprovada.

A planta terá uma capacidade de 2,5 milhões de toneladas métricas de ferro diretamente reduzido (DRI) e está programada para ser concluída até o final de 2026. O projeto geral permanece sujeito à aprovação da União Europeia sob as disposições de auxílio estatal, bem como o financiamento final decisão. Ambos são esperados nos próximos meses. O estado da Renânia do Norte-Vestfália e o governo alemão já sinalizaram apoio financeiro substancial para o projeto.

Começa a substituição da fabricação de aço primário intensivo em CO2

A concretização do contrato marca uma reviravolta tecnológica decisiva para a maior siderúrgica da Alemanha em seus mais de 200 anos de história: como parte do conceito de transformação tkH2Steel, a substituição da produção de aço com uso intensivo de CO2 por tecnologias ecológicas está começando. Até este ponto, a produção de ferro à base de carvão para os Altos Fornos sempre envolveu a emissão de significativas quantidades de CO2, totalizando cerca de 20 milhões de toneladas métricas por ano somente na localidade de Duisburg. Processos baseados em hidrogênio em plantas de redução direta oferecem uma base significativa para a fabricação de aço neutro em carbono no futuro. A Thyssenkrupp Steel já está planejando evitar a emissão de até 6 milhões de toneladas métricas de CO2 até 2030, representando bem mais de 30% de suas emissões. A transformação para produção neutra em carbono deve ser concluída até 2045, o mais tardar. O pedido é concedido ao grupo SMS: um fornecedor e construtor de tecnologias com atuação global, com sede na Renânia do Norte-Vestfália

O grupo SMS, uma empresa da Renânia do Norte-Vestfália, recebeu o contrato para a planta inovadora da Thyssenkrupp Steel. A SMS emprega cerca de 14.500 pessoas em cerca de 100 localidades. Como especialista em plantas de produção da indústria siderúrgica, está ajudando ativamente a moldar a transformação da indústria. O pedido agora feito também é histórico para a SMS: é o maior pedido individual na história da empresa em mais de 150 anos.

Alta tecnologia para produção de aço carbono neutro

Em busca da melhor solução tecnológica, a Thyssenkrupp será a primeira siderúrgica do mundo a combinar uma planta de Redução Direta com capacidade de 100% de hidrogênio com fornos (melters) fundidores inovadores. O posicionamento dos dois melters imediatamente adjacentes à planta de redução direta permite que o estoque sólido de entrada produzido seja convertido em ferro fundido imediatamente; isso torna todo o processo particularmente eficiente. Além disso, podem ser levados em consideração os requisitos espaciais e as restrições que uma usina siderúrgica complexa envolve. A planta de redução direta é baseada na tecnologia MIDREX Flex. A SMS também fornecerá os fornos fundidores (melters) inovadores, granulação de escória e outros equipamentos auxiliares, por exemplo, reciclagem de água. A SMS está construindo a fábrica em regime de EPC (turn key). Isso significa que a empresa assume a responsabilidade geral pela engenharia, aquisição e construção da planta. Além disso, é necessário um trabalho adicional significativo relacionado à engenharia estrutural e civil, infraestrutura e fornecimento de mídia.

O conceito inovador garante consistentemente alta qualidade do produto. Isso ocorre porque ele está perfeitamente integrado à usina de ferro e aço existente, permitindo assim que todas as etapas subsequentes do processo, desde a usina siderúrgica, sejam mantidas. Como resultado, a estrutura da planta existente pode ser usada de forma eficiente. Os clientes continuarão a receber o portfólio completo de produtos de alta qualidade com a qualidade premium a que estão acostumados.

Grande passo em direção à mitigação inovadora e industrial das mudanças climáticas

A cooperação entre a Thyssenkrupp Steel e a SMS também envia um forte sinal para a Renânia do Norte-Vestfália como um centro industrial. Na construção da planta de redução direta, as duas empresas estão formando uma parceria para inovação e mitigação eficiente das mudanças climáticas industriais. Atualmente, a Thyssenkrupp Steel ainda é responsável por 2,5% das emissões de CO2 da Alemanha, mas a primeira planta de redução direta sozinha economizará mais de 3,5 milhões de toneladas métricas de CO2. Isso corresponde a 20% das emissões atuais da empresa, aproximadamente, e destaca o papel de liderança da Thyssenkrupp Steel na transformação da indústria siderúrgica. Ao mesmo tempo, o conceito tecnológico subjacente pode servir de modelo para muitos outros projetos de descarbonização na indústria na Europa e além.

Além disso, este passo para a transformação preservará muitos milhares de empregos de alta qualidade e altamente qualificados. A aliança de inovação entre a Thyssenkrupp Steel e a SMS também exigirá novas qualificações, além dos empregos criados durante a construção da maior usina de Redução Direta da Alemanha.

O planejamento detalhado e os trabalhos preparatórios para a construção da usina de Redução Direta serão iniciados imediatamente, no âmbito do início antecipado dos trabalhos aprovado pelo governo alemão. Uma das tarefas da lista envolve a preparação do canteiro de obras nas instalações da fábrica da Thyssenkrupp Steel.

Paralelamente ao projeto, a Thyssenkrupp Steel entrará em um diálogo aberto e transparente com moradores do bairro, políticos e o público em geral, para explicar o projeto pioneiro que está sendo desenvolvido para descarbonizar a produção de aço na unidade de Duisburg.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Thyssenkrupp Steel

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.