Ternium realiza série de eventos para discutir a equidade de gênero
Durante todo mês de março, a Ternium Brasil fez uma série de eventos e discussões que debateram a “Equidade de Gênero no Ambiente de Trabalho”. O tema trouxe reflexões para os participantes, que puderam conhecer os desafios relacionados às questões de gênero no ambiente empresarial e na sociedade como um todo. No dia 28 de março, para encerrar os encontros do mês da mulher, a Ternium Brasil realizou um último evento sobre o tema, reunindo mais de 330 participantes, de forma presencial e online.
“Equidade não é só igualdade, porque homens e mulheres não são iguais, mas é a justiça de oportunidades”, avaliou a graduada e Mestre em Relações Internacionais, Mariana Barros, que também é uma das responsáveis pelos Círculos Lean In Together e mediou o encontro desta terça. A especialista relembra que o machismo, cada vez mais discutido nas reflexões promovidas pela Ternium, não é apenas praticado por homem, mas consiste em “uma mentalidade estrutural dentro da sociedade”.
Por ser um problema enraizado na sociedade e, consequentemente no ambiente de trabalho, a diretora sênior de Recursos Humanos da Ternium Brasil, Ivani Silveira, relembra que a empresa tem percebido, gradualmente, a necessidade de trabalhar temas de diversidade, inclusão e equidade entre os funcionários. “Isso se relaciona com a atração de talentos. O mundo é composto de talentos femininos e masculinos, e a medida que a gente não se apropria das mulheres, a gente está perdendo pessoas talentosas”, disse.
O ambiente empresarial, por vezes, reflete esse comportamento estrutural e precisa se adaptar a essas questões, por isso, a Ternium tem dado passos em direção à busca pela equidade. “Essas reflexões e esses debates enriquecem, para que isso vá reduzindo os preconceitos e os vieses inconscientes que nós temos, e a gente realmente possa ter uma sociedade, uma empresa, que tenha equidade, que tenha essa diversidade”, afirma.
O evento também contou com a participação de alguns representantes da Ternium Brasil: a gerente sênior da Planta de Processamento (Coprodutos) Cristiane Galiazzi, a gerente de Business Partner Valéria Abreu, a gerente de Manutenção Preditiva e Monitoramento Clarita de Oliveira, a gerente sênior de Logística Janaína Mouta, a analista de Impostos Vivian Klen e o diretor sênior da Aciaria Márcio Neves. Durante o encontro, os participantes debateram sobre temas como família, dupla jornada, desenvolvimento, microagressões e bullying no ambiente do trabalho, liderança, mansplaning, manterrupting e machismo estrutural.
A gerente sênior de Talent Management da Ternium Brasil, Vanessa Antoine, reiterou a importância de promover o debate sobre o tema. “O convite aqui é gerar reflexão e cada um fazer sua parte em perceber essas situações no dia- a dia, e atuar como embaixadores de diversidade na Ternium”, disse.
A Ternium reafirma seu compromisso em tornar o ambiente de trabalho um local mais inclusivo, diverso e com mais equidade. “Quando temos pessoas diferentes, o olhar e a visão de mundo se ampliam, então as decisões são melhores”, conclui Ivani.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium
Deixe seu comentário