Ternium doará 30 toneladas de adubo gerados a partir de resíduos de sua usina
A Ternium, em parceria com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) e a Organosolo, doará 30 toneladas de adubo orgânico desenvolvido a partir de resíduos gerados nas atividades industriais da siderúrgica para agricultores familiares de Santa Cruz e Itaguaí. A iniciativa faz parte do programa “Cooperação Circular”, que tem o apoio da EMATER-RIO, do Governo do Estado do Rio.
Nesse primeiro projeto piloto, a Organosolo doará 2.500 kg de adubo por mês para disponibilizar aos agricultores de Santa Cruz e Itaguaí, em contrapartida, a Ternium doará à Organosolo 400 toneladas/mês de Cal Hidratada de FGD para desenvolvimento de novos produtos agrícolas. O Memorando de Entendimento entre as partes entre prazo de vigência de 12 meses.
“Nosso objetivo, no futuro, é envolver mais empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz nesse processo, ampliando a distribuição de resíduos e coprodutos industriais, em benefício da comunidade local. Queremos ser protagonistas em iniciativas de economia circular na região”, afirma a presidente da AEDIN e gerente de Relações com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias. A AEDIN conta com 14 empresas no Distrito Industrial de Santa Cruz, como a Ternium, a Gerdau e a Casa da Moeda.
“Na Ternium, desenvolvemos continuamente estratégias para maximizar o uso de coprodutos e reduzir a geração de resíduos. A importância do uso de coprodutos como alternativas sustentáveis são fundamentais para a promoção da economia circular na cadeia de valor do aço”, destaca a gerente de Meio Ambiente da Ternium, Pamela Reis.
A gerente de Operação e P&D de coprodutos da Ternium, Cristiane Galiazzi, explica que é constante o desafio de reaproveitar os resíduos e coprodutos gerados na produção de aço, que podem ser utilizados para reciclagem interna ou para uso em outros setores. Em fevereiro, a Ternium acertou a doação de 40 mil toneladas de agregado siderúrgico para a obra da Prefeitura do Rio de Janeiro que recuperará as vias de acesso do Distrito Industrial de Santa Cruz.
“Essa é mais uma aplicação da economia circular que buscamos na Ternium, aliando a atividade produtiva ao desenvolvimento para a sociedade, com apoio à comunidade local e reforçando a estratégia de reaproveitamento e sustentabilidade para a empresa”, afirma Cristiane Galiazzi.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium
Crédito da foto: Marco Antônio Teixeira
Deixe seu comentário