Ternium destina recursos para uma gestão consciente e eficiente do uso da água no Centro Industrial
Fonte: Ternium
A Ternium Brasil possui uma série de iniciativas para uma gestão consciente e eficiente do uso da água no Centro Industrial. Trata-se de um recurso relevante para o processo de produção do aço, além de fundamental para a vida no planeta. A empresa possui um Comitê de Recursos Hídricos, que foi criado em 2021 e reúne representantes de todas as áreas produtivas da Ternium, tendo como papel fundamental o desenvolvimento da consciência hídrica, a otimização dos consumos nos processos e identificação de novas oportunidades para melhorar nosso desempenho hídrico. O Comitê, em conjunto com a equipe de Instrumentação, atua fortemente na aferição dos instrumentos de medição de vazão de água, garantindo a confiabilidade dos dados medidos.
Toda gestão, desde o volume captado de água bruta até o consumo dos vários tipos de água, fica disponível internamente e é fundamental para acompanhar o desempenho versus as metas planejadas. A ideia é buscar em conjunto com as áreas operacionais a redução do desperdício e novas oportunidades de utilização de água de reuso. Esse é um compromisso da Ternium, inclusive fora do Centro Industrial de Santa Cruz, onde a empresa apoia o projeto Rios em Movimento, que conscientiza alunos e voluntários sobre a importância da educação ambiental, o monitoramento da saúde ambiental dos rios, a mobilização social e o engajamento de comunidades locais na gestão hídrica.
“O recurso água é estratégico e de vital importância tanto para nosso processo produtivo na Ternium como para as comunidades que integramos. Continuamos gerenciando com compromisso e dedicação, procurando otimizar diariamente nosso consumo. A participação de todos na consciência hídrica é fundamental para atingir os objetivos atuais e nos preparar para os desafios futuros”, reforça Juan Manuel Yannaduoni, Gerente Sênior de Águas e Efluentes da Ternium Brasil.
Além disso, a Gerência de Tratamento de Águas e Efluentes tem um papel central na análise e gerenciamento do recurso, procurando sempre melhoria contínua dos oito tipos de água disponíveis no Centro Industrial.
Indicadores de Desempenho
Nesse cenário, destaque ainda para o índice de reuso. Ele gerencia a água que foi efluente industrial, tratada satisfatoriamente e utilizada novamente em algum processo produtivo. Ao longo dos últimos três anos, o consumo dela aumentou de 43,5% para 83,5%. Isso se deve a melhorias no processo de gestão da água de reuso, novos projetos implantados e acompanhamento online dos principais consumidores.
Quanto ao Consumo Específico, a Ternium está na faixa considerada ótima de 3,0 m³/ton. (Ou seja, são necessários 3 m³de água captada para cada tonelada de aço produzido). Para se ter uma ideia, o benchmarking mundial da Worldsteel é de 3,3 a 1,6 m³/ton.
Além disso, o Índice de Recirculação se encontra em 98,3% no Centro Industrial. É ele o responsável por quantificar a eficiência de todos os circuitos fechados de refrigeração
A Ternium Brasil continua desenvolvendo projetos com foco no uso consciente da água. Exemplo é o projeto de Engenharia de Rede Aérea de água/potável, que consiste na identificação de vazamentos na rede enterrada de água potável e substituição por nova rede em “pipe way”.
Atividades adicionais: Caça-vazamentos
A Gerência Geral de Energia e Utilidades promove ainda a Atividade de “Caça-Vazamentos”, com o foco em evitar desperdício desde pequenos vazamentos como nas torneiras até tubulações enterradas furadas. A iniciativa reforça o compromisso de todos que estão na Planta em verificar e acionar, quando necessário, o reparo.
Nesse sentido, nos últimos dias, a Ternium Brasil promoveu uma verdadeira busca nas áreas para eliminar focos de vazamento de água. No dia 20 de março, a Hora Ambiental Dirigida (programa de acompanhamento semanal da gestão ambiental das áreas) promoveu a ação caça vazamentos em pontos do Centro Industrial, buscando identificar locais onde eventualmente houvesse desperdício de água para que fossem realizadas ações corretivas. A ideia é reforçar o uso eficiente e a redução do consumo desse recurso tão importante.
Recentemente, o Alto Forno contou com melhorias implementadas para garantir eficiência no processo de lavagem de gases com foco na preservação do Meio Ambiente. Dentre as melhores práticas operacionais estiveram o restabelecimento das vazões de água para as condições de projeto, melhoria na dosagem de químicos no tratamento de efluentes para reaproveitamento da água no processo de lavagem de gases, investimentos em bombas e válvulas para eliminar vazamentos e implementação de controles operacionais.
Raiza Morete, Analista de Meio Ambiente da Ternium Brasil, destaca a relevância da ação: “É sempre uma iniciativa importantíssima, principalmente nas paradas onde o consumo de água deveria ser menor. A água é um recurso natural essencial para vida na Terra, além do seu consumo ser um aspecto ambiental significativo no processo produtivo da Ternium”.
Deixe seu comentário