ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Sustentabilidade e Indústria 4.0 estão entre os temas principais da 6ª edição da ABM WEEK

A agenda ESG e a aplicação de novas tecnologias serão abordadas durante a semana técnico-científica, que acontecerá de 7 a 9 de junho, em São Paulo.

Após uma pausa de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19, a ABM WEEK, semana técnico-científica organizada pela ABM desde 2015, volta a ser realizada este ano. A 6ª edição, que terá 13 eventos simultâneos, ocorrerá de 7 a 9 de junho de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Principal encontro técnico-científico das indústrias metalúrgica, siderúrgica, mineradora e de materiais na América Latina, a ABM WEEK reúne executivos, profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do setor minerometalúrgico e de materiais, promovendo troca de conhecimento, networking e novos negócios.

Alguns temas se destacam na multiplicidade de tópicos que serão abordados nos diferentes eventos, sobretudo a agenda ESG (sigla em inglês para os princípios ambientais, sociais e de governança) e a aplicação das inovações introduzidas pela Indústria 4.0 ao segmento de minerometalurgia e materiais.

Questões relacionadas à sustentabilidade devem aparecer em todos os encontros, mas o assunto receberá atenção especial nesta edição, já que fará parte da programação a 4th EMECR – International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry 2022.

Realizada pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional faz parte do calendário da ISSI (International Conferences under the International Society of Steel Institutes) e será um espaço de debate dos principais avanços e esforços da academia e da indústria para alcançar uma siderurgia mais sustentável.

Segundo Valdomiro Roman da Silva, diretor de desenvolvimento de competências da ABM, a agenda ESG também será tema do Fórum de Líderes, que reunirá representantes de grandes companhias do segmento. O debate tratará dos desafios para a internalização dos princípios ESG e as oportunidades relacionadas à sua adoção.

“Estamos realizando uma pesquisa junto às organizações associadas à ABM sobre a agenda ESG, cujos resultados fundamentarão a discussão no Fórum”, explica Valdomiro.

A Indústria 4.0 apareceu com força na 5ª edição da ABM WEEK em 2019, concentrando as atenções em diversos eventos. Neste ano, as inovações tecnológicas comumente associadas a ela – como Inteligência Artificial e Big Data – devem surgir de maneira descentralizada.

“A Indústria 4.0 é um tema permanente e já integra até mesmo a gestão das empresas. Haverá debate, por exemplo, sobre o uso de dados e analytics na gestão de segurança em aciarias”, descreve Valdomiro.

Nesta edição, foram ampliados os espaços para discussão de novas tecnologias, criando-se as Tech Talks – durante os coffee breaks, as empresas têm 15 minutos para apresentar suas inovações – e as Startup Talks, em que startups apresentam seus negócios e soluções.

“Na Arena Tecnológica, que sediará essas conversas, temas relacionados à Indústria 4.0 serão muito frequentes”, completa.

A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã do evento e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, ADI-IS, Alkegen, AMEPA GmbH, Aperam,  ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BorderSystem, CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, IBAR, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, John Cockerill, Kuttner, Magnesitas Navarras, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be, White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, Abifa, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Icz, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

 

Texto: Eduardo Campos Lima

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.