"Sucata é utilizada em apenas 25% da produção no país", destaca reportagem do Valor Econômico
A sucata ferrosa, um dos insumos mais reciclados do mundo, é matéria-prima na produção de aço de qualidade desde que os primeiros fornos elétricos a arco (FEA) chegaram ao país, na década de 1940. Espécie de reator metalúrgico, o equipamento derrete o insumo, não depende do minério de ferro para manufatura, emite menos gases e é versátil e compacto. Porém, apesar de mais limpa, a tecnologia responde por só 25% da produção nacional do aço bruto.
Para a pesquisadora Sandra Lucia de Moraes, conselheira da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), uma cadeia reversa mais organizada poderia elevar essa porcentagem. “Temos a política nacional de resíduos sólidos, mas falta a aplicação da lei", lamenta.
Esse foi o tema da mais recente matéria do jornal Valor Econômico sobre o panorama ESG na Indústria de Base Brasileira. Confira detalhes em:https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/siderurgia/noticia/2023/09/26/sucata-e-utilizada-em-apenas-25-da-producao-no-pais.ghtml
Deixe seu comentário