ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

RHI Magnesita lança novos projetos sociais em Ouro Branco

Três destas iniciativas foram implementadas em cidades de atuação de seus clientes, capacitando profissionalmente a comunidade local e ampliando o impacto das iniciativas de sustentabilidade na cadeia de valor

Fonte: Correio de Minas

A RHI Magnesita, multinacional referência em soluções refratárias, já lançou em 2024 cinco projetos sociais profissionalizantes e de capacitação para desenvolver as comunidades nas localidades onde estão inseridas. A novidade este ano é a ampliação de iniciativas nas cidades de Ouro Branco e Ipatinga, onde atuam alguns de seus clientes. Mas as áreas onde a RHI Magnesita tem unidades, como Brumado (BA) e Contagem (MG) também foram beneficiadas, neste 1º quadrimestre, com o aprimoramento, continuidade e/ou reativação de programas sociais.

Para a Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da RHI Magnesita na América do Sul, Juliana Morato, a ampliação de projetos sociais voltados para as comunidades onde os clientes da multinacional estão inseridos mostra a importância dessa parceria. “Somos comprometidos com a agenda ESG, não apenas em nossas localidades, mas acreditamos que podemos fazer mais em outros lugares. Atuar em novos territórios, onde os nossos clientes já estão, além de fortalecer as nossas parcerias, incentiva a arte e a capacitação profissional da região”, explica Morato.

Ouro Branco recebeu dois projetos que já começaram a fazer a diferença na comunidade. O primeiro é o Núcleo de Artes Visuais (NAV), que valoriza o patrimônio cultural da região e o empreendedorismo. Cerca de 30 artesãos estão sendo capacitados a precificar suas obras, a cuidar da estética de embalagens e produzir fotografia de produto. O curso tem duração de quatro meses e oferece vários encontros de mentoria em parceria com a prefeitura, SENAI e a Associação Comercial de Ouro Branco.

Um projeto profissionalizante no mesmo município e com investimento direto da RHI Magnesita é o de “Qualificação Profissional em Construtor Refratarista”. Ele faz parte do Programa Aprimorar – uma iniciativa da Gerdau na formação técnica de novos profissionais e também conta com a parceria do SESI/ SENAI. As aulas já começaram a qualificar 24 pessoas no mercado de refratários – expertise da RHI Magnesita.

Em parceria com a Usiminas e o com o Instituto Usiminas, será lançado em Ipatinga a “Oficina dos Sonhos” para capacitar cerca de 100 jovens, a partir de 18 anos. Eles terão formação técnico-industrial, oportunidade de criar peças em ferro e madeira e aprendizagem em solda. Os materiais criados serão divulgados em feiras e exposições locais. A iniciativa começará no início de julho com 200 horas de duração.

Os projetos NAV e “Oficina dos Sonhos” serão executados pela Zepellin, parceiro da RHI Magnesita. Essas iniciativas são incentivadas via Lei Rouanet.

Costurando Amor

A RHI Magnesita reativou um projeto social que fez sucesso na pandemia: o “Costurando Amor”. Cerca de 65 mulheres em vulnerabilidade socioeconômica, tanto em Contagem quanto em Brumado, produzirão ecobags com materiais reutilizáveis, colchonetes e almofadas que serão comprados pela companhia.

“Esse programa é diferente dos outros porque estamos gerando fonte de renda para as mulheres participantes do projeto. Esse recurso contribuirá para a renda familiar, gerando oportunidade de trabalho e capacitação para elas”, explica Lucilla Soledade, especialista em Relacionamento com a Comunidade da RHI Magnesita.

O Projeto Identid’Arte de Brumado – iniciativa sociocultural com o oferecimento gratuito de aulas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro – foi ampliado e ganhou mais dois novos instrumentos: violoncelo e viola clássica. Já são quatro anos de projeto, atendendo 120 crianças e adolescentes. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da RHI Magnesita, os cursos têm duração de 12 meses, colaborando para a formação cultural dos nossos participantes.

Novidades

Esses projetos sociais são só os primeiros lançamentos deste ano. Novas inciativas estão chegando, como a Escolinha de Futebol em Santaluz e no Porto de Aratu, beneficiando mais de 200 crianças e adolescentes.

Em 2023, a RHI Magnesita investiu mais de R$ 2 milhões em 23 projetos sociais que circundam nove cidades de Minas Gerais e da Bahia, beneficiando mais de 20 mil pessoas. Para este ano, a empresa, além de manter todos os projetos existentes, vai abraçar mais de dez iniciativas voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

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