RHI Magnesita apoia projeto que utiliza o esporte para promover a inclusão
A inclusão por meio do esporte é a proposta do projeto EsportivaMENTE, curso de extensão que capacita profissionais de educação física, dentre outras áreas, no campo do paradesporto. A terceira turma foi concluída em março, sendo que, desde 2021, 150 educadores foram certificados.
Os profissionais capacitados pelo EsportivaMENTE foram responsáveis por 75 mil atendimentos até o momento, beneficiando 2 mil pessoas direta e indiretamente em todo o Brasil, além de Portugal, França e Cabo Verde.
O projeto é apoiado pela RHI Magnesita e realizado pelo Instituto Incluir em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria e do Centro de Referência em Inclusão Digital (CRID), em Portugal, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEPEDI/UFRRJ).
“Acreditamos que o esporte é um dos melhores caminhos para promover a inclusão. Por meio do apoio ao Instituto Crescer e seus parceiros, estamos contribuindo para o desenvolvimento de milhares de pessoas com deficiência. Um dos pontos mais importantes desse projeto são os saberes que ele transmite aos educadores, algo que se reflete nos excelentes resultados conquistados”, afirma Lucilla Soledade Matos, especialista em Comunicação e Relacionamento com as Comunidades da RHI Magnesita.
Esporte Inclusivo
O EsportivaMENTE trabalha conhecimentos específicos sobre as deficiências, suas causas, desafios e possibilidades, e oferece subsídios teórico-metodológicos sobre atividades a serem realizadas em creches, escolas, clubes, academias, comunidades, entre outros espaços de educação e esporte.
Além de educadores físicos, profissionais de áreas como psicologia, fisioterapia, pedagogia, nutrição e enfermagem participam do projeto. O curso é ministrado por um corpo docente referência nas áreas de educação inclusiva, acessibilidade, comunicação acessível e esporte adaptado.
Acessibilidade
As aulas ocorrem por meio de uma plataforma EAD própria do Instituto Incluir, o que possibilita a participação de alunos das cinco regiões do país. Foram firmadas parcerias com secretarias de Educação de diversos municípios, o que potencializou o alcance do projeto.
Dentre as disciplinas do curso de capacitação, que mescla teoria e prática, estão Comunicação Acessível; Comunicação e Linguagem Inclusiva; Diversidade no esporte; Paradesporto como emancipação da Pessoa com Deficiência; Paradesporto no Brasil; Esporte de Base para crianças com deficiência; Treinamento Inclusivo; Diversidade nas Escolas; Emoções e Inclusão no Esporte; Parceria Público Privada na área da Inclusão: Respeitando os direitos sociais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da RHI Magnesita
Deixe seu comentário