ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Projeto social da RHI Magnesita gera capacitação e renda para mulheres em Contagem por meio da costura

Participantes do projeto 'Costurando Amor' aprendem, produzem e vendem confecções, como bolsas, almofadas e colchonetes

Fonte: Diário do Comércio

Costurando Amor - participantes de Brumado

Crédito: Divulgação RHI Magnesita

Por meio da geração de renda, capacitação profissional e empoderamento feminino, o projeto social da RHI Magnesita, “Costurando Amor”, promove o desenvolvimento econômico de mulheres em vulnerabilidade social em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além da cidade mineira, o projeto também está ativo na cidade de Brumado, na Bahia. Juntas, as duas unidades contam com cerca de 50 participantes que estão aplicando suas habilidades na confecção artesanal de ecobags, colchonetes, almofadas, bolsas diversas e outros itens.

Aproximadamente 4 mil ecobags serão adquiridas pela área de Meio Ambiente da RHI Magnesita, proporcionando o retorno financeiro direto para as costureiras cadastradas no projeto. 

A previsão é que o projeto ainda seja ampliado para cidades de atuação dos clientes da empresa, como Ouro Branco, na RMBH, e Ipatinga, na região do Rio Doce.

As comunidades anfitriãs da multinacional também são beneficiadas com o aprimoramento, continuidade e/ou reativação de programas sociais. Além do “Costurando Amor”, outras iniciativas sociais da empresa também lançadas este ano são:

  • o Núcleo de Artes Visuais,
  • o curso de qualificação profissional em Construtor Refratarista,
  • a Oficina dos Sonhos
  • e o “Identid’Arte”.

Economia familiar: a costura como fonte de renda

Os colchonetes e almofadas produzidos por meio do projeto “Costurando Amor” atendem a uma demanda da multinacional e estão sendo utilizados em uma sala de descanso na unidade de Catiboaba (BA).

“Nós valorizamos iniciativas que impulsionam o desenvolvimento social e econômico das comunidades, oferecendo treinamento profissional, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a independência das pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a gerente de Comunicação e Relações Públicas da RHI Magnesita na América do Sul, Juliana Morato.

Em Contagem, o projeto ocorre na Casa de Apoio no bairro Nova Contagem, onde as mulheres recebem formação profissional para se capacitarem com a nova habilidade. 

As participantes do projeto também estão aprendendo a produzir necessaires, bolsas dos mais variados tamanhos, panos de prato e outros produtos que serão apresentados em uma feira no mês de julho dentro da RHI Magnesita. 

Todas as associações e instituições parceiras foram equipadas pela multinacional com máquinas de costura, mesas, cadeiras, televisores e insumos para as oficinas.

“Este programa se destaca dos demais da companhia ao proporcionar uma fonte de renda para as mulheres participantes, contribuindo para a economia familiar. Além de oferecer oportunidades de trabalho, também promove a capacitação das envolvidas, ampliando suas habilidades e potencial de empregabilidade”, comenta a especialista em Relacionamento com a Comunidade da RHI Magnesita, Lucilla Soledade.

Já em Brumado (BA), a iniciativa é realizada na Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas e na Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda de Campo de Dentro, Lagoa dos Algodões e adjacências.

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.