Projeto Reflora CBA vai restaurar vegetação nativa nos biomas Cerrado e Mata Atlântica
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lançou no dia 25 de outubro o edital que anuncia o Projeto Reflora CBA, voltado para pequenos e médios produtores rurais das regiões da Zona da Mata (MG), Niquelândia (GO) e Vale do Ribeira (SP) interessados em realizar o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL) degradadas de suas propriedades. A iniciativa promoverá, por meio de reflorestamento, a recuperação de ecossistemas e o incremento da biodiversidade brasileira, ação diretamente ligada com a agenda ESG da CBA.
O objetivo é buscar áreas localizadas, preferencialmente, em um raio de 100 km dos locais de atuação da CBA, na Zona da Mata, Legado das Águas e Legado Verdes do Cerrado.
Segundo Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA, a Companhia busca promover benefícios socioambientais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de sua atuação. "Isso gera um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável e está em linha com a nossa agenda ESG e estratégia de desenvolver as comunidades com presença CBA, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Nesse contexto, atuamos também com as nossas reservas privadas, em especial o Legado das Águas e o Legado Verdes do Cerrado.
O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal".
Como vai funcionar - O Projeto Reflora CBA fornecerá mudas e capacitação técnica que viabilizem o reflorestamento em áreas degradadas de RL e APPs, com uso de espécies nativas de ocorrência local. "Espera-se que as atividades de plantio e monitoramento sejam realizadas pelos proprietários e demais agentes locais, com supervisão e apoio técnico da CBA", esclarece Faria.
A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA levará em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros. "Por isso, foram definidos critérios formais prioritários e adicionais. Os critérios prioritários serão eliminatórios e os adicionais vão gerar uma pontuação para classificação das propriedades e proprietários", explica Faria.
A iniciativa é uma parceria entre a CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim. O prazo para inscrições vai de 25 de outubro a 12 de novembro. Para acessar o edital completo e fazer a inscrição os interessados devem acessar o site do Projeto Reflora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CBA
Deixe seu comentário