ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Produção industrial dos EUA sobe acima da expectativa do mercado

O Federal Reserve (Fed) divulgou os dados de produção industrial dos EUA referentes ao mês de setembro, revelando um aumento de 0,3%

Na última terça-feira (17), o Federal Reserve (Fed) divulgou os dados de produção industrial dos EUA referentes ao mês de setembro, revelando um aumento de 0,3% e um avanço a uma taxa anual de 2,5% no 3TRI23. O mercado esperava uma elevação de apenas 0,1% no nono mês do ano. 

A produção manufatureira subiu 0,4% em setembro, enquanto o índice de mineração também avançou 0,4%, ao passo que o setor de utilidades registrou uma diminuição de 0,3%.

Em relação à média de 2017, a produção industrial total em setembro atingiu 103,6%, marcando um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. 

A utilização da capacidade produtiva aumentou 0,2 ponto percentual, atingindo 79,7% em setembro, uma taxa igual à média de longo prazo de 1972 a 2022.

 

Produção industrial dos EUA: grupo de mercado 

A maioria dos principais grupos de mercado registrou ganhos em setembro. 

O índice de bens duráveis ao consumidor subiu 1,2%, com aumentos generalizados em seus componentes. Por outro lado, o índice de bens não duráveis ao consumidor permaneceu inalterado, uma vez que o aumento na produção de produtos químicos foi compensado por uma queda nos bens não duráveis de energia. 

A produção de equipamentos empresariais caiu 0,7%, enquanto o índice de equipamentos de defesa e espaço registrou seu quinto ganho mensal consecutivo de pelo menos 1%. 

No setor de materiais, o índice de bens duráveis não relacionados à energia subiu 0,8%, e o índice de bens não duráveis não relacionados à energia aumentou 0,5%.

Grupos industriais

A produção manufatureira aumentou 0,4% em setembro, mas ficou 0,8% abaixo do nível do ano anterior. No 3TRI23, a produção fabril permaneceu estável, já que o ganho de 2,3% (taxa anual) no índice de manufatura durável foi compensado por uma queda de 2,4% (taxa anual) no índice de manufatura não durável.

Em setembro, o índice de veículos e peças automotivas subiu apenas 0,3%, devido às paralisações nas montadoras causadas pela greve em andamento contra três fabricantes de automóveis. 

Fonte: Eu Quero Investir | https://euqueroinvestir.com/economia/producao-industrial-eua-setembro-2

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.