Presidente da RHI Magnesita visita unidade de Brumado e destaca compromisso com a sustentabilidade
Líder global em refratários, a RHI Magnesita tem o compromisso de liderar também ações de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Empenhado nesta missão social, o presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, Wagner Sampaio, visitou a unidade de Brumado (BA), nos dias 16 e 17 de agosto para conversar com os colaboradores, com os moradores e para ver as principais ações realizadas pela companhia nas áreas de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico das comunidades anfitriãs.
“Tenho uma missão social enquanto Presidente Regional, de empregabilidade, de sustentabilidade, de relacionamento. Quero acompanhar de perto cada projeto da companhia e as vidas transformadas. Investimos constantemente em ações significativas, como reflorestamento, economia circular, carbono zero e o fortalecimento da economia local. Acreditamos que a RHI Magnesita cresce, quando o seu desenvolvimento está alicerçado também com o crescimento do seu território”, explica Sampaio.
O presidente esteve no 1º viveiro de mudas da RHI Magnesita na América do Sul, localizado em Brumado (BA). No primeiro trimestre deste ano, a empresa realizou o plantio de cerca de 5 mil mudas de espécie nativa da caatinga, na área de recarga da Nascente da Alegria, como parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Outras 5 mil mudas foram doadas para a comunidade, em junho, em comemoração ao mês do meio ambiente. Já para o 2º semestre, estão previstas cerca de 18 mil mudas para plantio/ doação. No ano passado, 20 mil mudas de espécies nativas da caatinga foram plantadas pela RHI Magnesita na localidade.
O crescimento sustentável é parte integrante da estratégia global da RHI Magnesita, que é signatária do Pacto Global desde 2018 e tem o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A empresa também investe na educação ambiental para crianças e jovens da região, com palestras em escolas sobre a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos sólidos e orgânicos.
Horta Comunitária
Outro projeto que recebeu a visita do presidente foi a Horta Comunitária Pedra Viva, localizada na Comunidade Pedra Preta. Em um espaço de 2.500 m², pertencente à RHI Magnesita, os moradores da região plantam hortaliças, leguminosas, milho, banana e outras espécies frutíferas.
“Esse projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade. Nós oferecemos assistência técnica, cedemos a área, construímos uma sala para depósito e providenciamos um espaço para a venda dos produtos, tudo revertido para os próprios moradores”, diz Lucilla Soledade, especialista em relacionamento comunitário da RHI Magnesita. A Horta oferece práticas e vivências que vão desde o plantio, ao manejo e à produção de alimentos para toda a comunidade. Além disso, empreendedorismo, geração de renda e economia circular são pilares desse projeto social.
Além do dia a dia na Horta, a agrônoma do projeto faz atendimento domiciliar às famílias que cultivam hortas em suas residências O Projeto também recebe visitas institucionais do município e região, na qual os estudantes contemplados conseguem visualizar, de forma prática, os conceitos de economia circular, produção orgânica e agricultura familiar.
Beatriz Almeida começou a plantar na horta como mais uma moradora da comunidade. Hoje ela é monitora do projeto, que existe há cinco anos. “O que seria da gente se não fosse essa horta? Temos alimentos frescos e saudáveis em nossa mesa e a horta se tornou uma fonte de renda para muitos da região”. Atualmente, 60 famílias da localidade são beneficiadas. Além da produção orgânica, pelo Projeto, as famílias comercializam lanches, quitutes e molhos de pimenta, entre outros itens. Você pode conhecer mais sobre o projeto pelo link https://www.instagram.com/projeto.hortapedraviva/.
Fonte: Assessoria de Imprensa da RHI Magnesita
Deixe seu comentário