ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Plano de Apoio à Diversificação Econômica apoiado pela Samarco é instituído como política pública em Ouro Preto

Documento estabelece eixos prioritários de negócios que contribuam com a diversificação da economia a partir do mapeamento de potencialidades e vocações do município para além da mineração.

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (Pade), construído pela Samarco, em conjunto com o poder público, setor produtivo e sociedade civil será adotado como política pública pelo município de Ouro Preto, conforme determina a Lei 1.338, instituída na última semana. O documento estabelece eixos prioritários de negócios que contribuam com a diversificação da economia a partir do mapeamento de potencialidades e vocações do município para além da mineração.  

O Pade foi uma proposição voluntária da Samarco, incluída na Licença de Operação Corretiva (LOC), para os municípios de Ouro Preto e Mariana. “Temos o propósito de compartilhar valor com a sociedade. O plano é mais uma contribuição para promoção do desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto e Mariana, incentivo a outros setores econômicos, redução da dependência em relação à atividade minerária e fomento a alternativas de futuro para essas regiões”, destacou o gerente de Relações Institucionais, Rodolpho Samorini. 

O Plano indica cinco eixos estratégicos: Agricultura, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Turismo e Aproveitamento de Rejeitos. A empresa entregou o documento ao município em fevereiro de 2022, após 15 meses de trabalho.   

O PADE será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES-OP), por meio de grupos de trabalho de cada eixo econômico.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.