Painéis do segundo dia do WSSO tratam de segurança de processos e expõem cases de sucesso na Indústria de Base
Fonte: Assessoria ABM
O segundo dia da 14ª edição do Workshop de Saúde,Segurança Ocupacional e de Processos (WSSO), realizado em 13 de junho, reuniu dezenas de palestras para abordar temáticas relacionadas à área de Segurança de Processos na Indústria de Base.
O painel 3 marcou o início das atividades com a palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista da Mineração Usiminas, Sérgio Luiz do Nascimento, que abordou o tema “Estratégia de implementação de segurança de processos em uma empresa de mineração” e destacou os fatores de sucesso relacionados a esse processo.
Após a apresentação realizada pelo Especialista da Mineração Usiminas, o Consultor Sergio Luis Correa Ferreira, tratou do tema “IA como ferramenta de produtividade em realização de análise de riscos de segurança de processos”, abordando a importância do uso da Inteligência Artificial como uma ferramenta preventiva em relação aos acidentes que podem ocorrer nos ambientes industriais.
Bruno Wilson de Oliveira Silva, Trainee da Gerência de Segurança e Processos a Usiminas, fez uma exposição sobre o “Projeto piloto de implantação da da revisão de segurança e pré-partida no processo de alto-forno a Usiminas”, trazendo para os presentes um exemplo de técnicas de segurança aplicadas em uma das maiores siderúrgicas do Brasil.
O primeiro painel do dia terminou com a explanação de Daniel Bastos Ferreira, Gerente Técnico na Vale sobre a “Jornada Vale e descaracterização de barragens”, na qual o executivo abordou os processos envolvidos na implementação de soluções de segurança na mineradora.
Logo após a exposição dos participantes, foi realizada uma mesa-redonda para integração com o público — por meio de uma dinâmica de perguntas e respostas — mediada por Eduardo Barbosa de Almeida, Especialista Sênior de Segurança de Processos da Mineração Usiminas.
Painel 04: Parte 01 e 02
Dividido em duas partes, o Painel 04 abordou Cases de Sucesso em Tecnologias na Gestão de Segurança e em Gestão de Segurança na Prestação de Serviços Industriais. A sessão teve início com a apresentação do Diretor Corporativo de Tecnologia da Informação e Inovação da Usiminas, Fernando Adrian Carrizo, sobre o uso de tecnologias na prevenção de acidentes dentro dos ambientes industriais. Logo após a exposição do executivo, foi a vez de Jovâne Rocha Pereira, Engenheiro de Segurança do Trabalho da CENIBRA, abordar Gestão de segurança de frotas de veículos leves com a implementação da telemetria e sistema anti-fadiga.
O Diretor de Conhecimento da SME, Wallysson Francis Soares, abordou em sua palestra “Sistema Prontos: cases de prevenção, produtividade & bem-estar no grupo” a importância do uso de sistemas pré-moldados para a manutenção da saúde e da segurança na indústria.
Finalizando a primeira parte do painel, Natalia Ferreira Santos, Coordenadora do Centro de Monitoramento Geotécnico do Corredor Sudeste da Vale, falou sobre o tema “Monitoramento e controle de barragens” e apresentou cases de sucesso da empresa em que atua. A parte 01 terminou com uma mesa redonda de interação entre público e expositores, mediada pelo Diretor Vice Presidente da Cenibra, Júlio Torres.
A parte 02, marcada pela finalização do evento, contou com a abertura de Pedro Vinícius de Oliveira Carneiro Leão, Diretor Jurídico na DEMARCO, que falou sobre o tema “Transformando a saúde e segurança ocupacional através da gestão de contratos”.
Logo após a fala do Diretor, Edmar Silva dos Santos, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Sankyu, falou sobre os “Desafios da segurança na movimentação de cargas com ponte rolante” e expôs cases de sucesso no setor.
O Coordenador SSMA da RIP, Jonathan Carboni Henck, finalizou a etapa de apresentações com a explanação da temática “Gestão de indicadores de SSMA”. O painel terminou com a mesa-redonda de debates mediada por Eduardo Justo Dias, Gerente Geral de Segurança do Trabalho da Gerdau.
O 14º WSSO tem a Usiminas e Ternium como empresas anfitriãs e, além das siderúrgicas, conta também com a participação das instituições: Danny, Libus, Reframax, RIP, SME, Sodexo, Industrial Scientific, MSA, Aperam, Cesla, DuPont, General Instruments, Gerdau, Grupo Gestor Vida, MRC, Provest, Siryhos, Vita, Cenibra, PH e Sankyu, além do apoio institucional do CREA-MG.
Deixe seu comentário