Painéis do primeiro dia do WSSO abordam ESG e Saúde Ocupacional
Fonte: Assessoria ABM
Ao longo do dia 12 de junho, o 14º Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e Processos (WSSO) reuniu oito palestras e duas mesas redondas nos painéis de Indicadores ESG e de Saúde Ocupacional.
O primeiro painel, com abertura às 10h, contou com a presença de Roberto Luis Prosdocimi Maia, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Usiminas, que apresentou as ações de sustentabilidade da companhia e destacou a importância da implementação do ESG nas empresas do setor.
Além de Roberto, Naiade Araki Gonçalves, Especialista em Meio Ambiente da Gerdau, palestrou sobre a temática “Moldando um futuro sustentável” e ressaltou a necessidade de que os colaboradores se engajem com o compromisso que as empresas do setor têm estabelecido com a sustentabilidade.
Pamela Ferreira dos Reis, Diretora de EHS (Meio Ambiente, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho) da Ternium, encerrou a sessão de palestras do primeiro painel abordando a temática “Indicadores ESG e sua transformação na cultura corporativa”, na qual destacou quais são as ações a serem adotadas e as métricas a serem analisadas para verificar o índice de sustentabilidade das empresas que atuam na Indústria de Base nacional.
O painel Indicadores ESG foi finalizado com uma mesa-redonda moderada pelo Diretor de Relações Institucionais e Comunidade da Usiminas, André Chaves de Andrade. O debate contou com a participação do público e interação entre as plateia e os participantes.
Painel 2: Saúde Ocupacional
O segundo painel do dia tratou do tema “Saúde Ocupacional” e contou com a participação da Médica do São Miguel Hospital, Dra. Luciana Lana, que ministrou uma exposição com dicas sobre como “envelhecer com independência e autonomia”.
A sessão contou também com a participação do PhD da Aylmer Consulting, Prof. Dr. Aylmer, que abordou a influência dos gestores sobre a saúde dos colaboradores na indústria de base, ao longo de sua palestra “Segurança e saúde mental como resultado da equação de gestão”.
O Angiologista e Cirurgião Vascular do São Miguel Hospital, Dr. Rafael Fortes, contribui com a exposição do tema, em sua fala acerca da “Saúde vascular na rotina de trabalho”.
Finalizando o segundo painel do dia, o Dr. Bruno Gyordanno Tavares Belmont Costa, Coordenador da Saúde Ocupacional da Usiminas apresentou uma série de orientações sobre “Prevenção de doenças epidemiológicas no trabalho”.
A mesa-redonda com os participantes do painel marcou a última atividade técnico-científica do dia, tendo sido mediada pelo Dr. Davi Beltrami Moreno Roberto da Costa e Lima, Gerente de Medicina do Trabalho da Villares Metals.
Após os painéis, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais realizou um pronunciamento ao público e deu início ao coquetel, momento do evento marcado pela construção de networking.
O 14º WSSO tem a Usiminas e Ternium como empresas anfitriãs e, além das siderúrgicas, conta também com a participação das instituições: Danny, Libus, Reframax, RIP, SME, Sodexo, Industrial Scientific, MSA, Aperam, Cesla, DuPont, General Instruments, Gerdau, Grupo Gestor Vida, MRC, Provest, Siryhos, Vita, Cenibra, PH e Sankyu, além do apoio institucional do CREA-MG.
Deixe seu comentário