Onde está o aço no dia a dia dos brasileiros?
Fonte: Assessoria ABM
Com uma produção de em média 30 milhões de toneladas por ano em território brasileiro — segundo o Instituto Aço Brasil (IAB) — o aço está entre os materiais mais utilizados no país e é constantemente associado pela população ao setor de construção civil, ao desenvolvimento de estruturas de grande porte e à utilização em maquinários pesados. Essa liga metálica de ferro e carbono, no entanto, está presente nos mais diversos componentes do nosso cotidiano.
De acordo com a Associação Latino-Americana de Aço (Alacero), o consumo anual per capita do material é de em média 220 kg, no panorama mundial. Isso porque a liga metálica integra itens essenciais de uso doméstico, transportes, infraestrutura, energia e até mesmo bem-estar.
O uso do aço em setores como o de produção de energia e o automotivo demonstra duas tendências de uso do material em áreas de destaque entre as temáticas que mais preocupam os brasileiros, segundo o recente relatório do instituto de pesquisa Ipsos. Confira a seguir:
Segurança: Aços Mola de Alta Resistência
Quantas vezes você já dirigiu um carro sem ao menos considerar a complexidade por trás do simples ato de apertar o cinto de segurança? Os sistemas de cintos são um dos elementos mais vitais para a segurança dos ocupantes de um veículo, e os aços mola de alta resistência desempenham um papel fundamental nesse aspecto.
Esses aços são especialmente projetados para suportar altas cargas de tensão e compressão, garantindo que os cintos de segurança permaneçam firmes e funcionem corretamente em situações de colisão. Sem eles, os cintos de segurança poderiam se romper facilmente, comprometendo a segurança dos ocupantes do veículo em caso de acidente.
Sustentabilidade: Tiras de Aço Elétrico de Espessura Mínima
Com a crescente demanda por produtos tecnologicamente sustentáveis, o desempenho dos motores elétricos passou a ser uma característica relevante, que depende crucialmente da eficiência de seus componentes, incluindo as tiras de aço elétrico de espessura mínima.
Essas tiras de aço elétrico são utilizadas em motores para as mais diversas aplicações, de veículos a eletrodomésticos, e possibilitam reduzir perdas energéticas, garantindo uma operação mais eficiente e sustentável.
Embora possam passar despercebidas, as tiras de aço elétrico desempenham um papel vital na transição para um futuro mais sustentável, impulsionando a inovação e a eficiência nos sistemas de propulsão elétrica e na geração de energia limpa.
Outros segmentos do dia a dia em que o aço está presente
O aço está presente no dia a dia dos brasileiros em vários outros segmentos:
-
Eletrodomésticos: Muitos eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, micro-ondas e máquinas de lavar, têm componentes estruturais e partes internas feitas de aço, devido à sua durabilidade, conformabilidade e resistência.
-
Recipientes de Armazenamento: Desde latas de alimentos até tambores de óleo, recipientes de armazenamento são frequentemente feitos de aço. A resistência do aço permite que esses recipientes protejam seu conteúdo de danos e deterioração, além de serem recicláveis, tornando-os uma opção sustentável.
-
Ferramentas: Muitas ferramentas manuais e elétricas são feitas de aço devido à sua capacidade de resistir a altas pressões e impactos. Martelos, chaves de fenda, serras, furadeiras e muitas outras ferramentas usadas em trabalhos domésticos e industriais contêm componentes de aço.
-
Utensílios de Cozinha: Talheres, panelas e frigideiras contêm aço em sua composição, devido à sua resistência, maleabilidade e capacidade de condução de calor, tornando-o um material popular para utensílios de cozinha.
-
Infraestrutura Urbana: Além de pontes e viadutos, o aço é utilizado em diversas estruturas urbanas, como postes de iluminação, corrimãos de escadas, grades de proteção, entre outros elementos de infraestrutura que encontramos nas ruas e praças das cidades.
Ciente sobre o papel desempenhado pelo aço no cotidiano, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) conta, em seu quadro de mantenedoras, com as mais importantes empresas siderúrgicas e de mineração. E agora, junta-se a este seleto grupo, a mais nova mantenedora da ABM, a Waelzholz Brasmetal, empresa de origem alemã com uma trajetória de mais de 190 anos, líder em tecnologia, que oferece amplos produtos em aço e serviços de engenharia, que você pode conhecer em: https://www.waelzholz.com/pt/sustentabilidade/tecnologias/materiais-do-futuro.html
Além da Waelzholz Brasmetal, a ABM tem 12 empresas mantenedoras – Aperam, ArcerlorMittal, CBMM, Gerdau, RHI Magnesita, Samarco, SunCoke Energy, Ternium, Usiminas, Vale, Villares Metals e Vesuvius – e 54 empresas associadas.
Conheça as empresas mantenedoras e associadas da ABM em: https://www.abmbrasil.com.br/empresas-associadas.
Deixe seu comentário