Novo episódio de websérie da Vale mostra mulheres na liderança
Mulheres na Liderança é o tema do episódio de encerramento da segunda temporada da websérie Mineração Por Elas, que revela trajetórias de pioneirismo, protagonismo e carreiras inspiradoras de empregadas da Vale no Brasil e no mundo. “As diferenças ajudam nos resultados e a diversidade é importante para que a gente consiga enxergar todos os pontos de vista”, aponta Mariellen Magalhães, gerente de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Serviços Gerais (Corumbá/MS) e uma das personagens do episódio.
Ana Mouzinho, Inspetora Ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (Parauapebas/PA), que também está no episódio, comemora a presença de mulheres com competência técnica em posições de liderança. “Isso mostra que a transformação cultural está acontecendo em campo”, afirma.
Além de Ana e de Mariellen, o episódio também apresenta o olhar de Juliene Oliveira, gerente de Serviços de Tecnologia e Automação do Corredor Sudeste (Minas Gerais) e Barbara Simard, Superintendente de Segurança e Serviços Corporativos (Sudbury/ Canadá). Elas sabem que há desafios para ocupar cargos de liderança em uma indústria que ainda é majoritariamente formada por homens, mas reconhecem os benefícios com a promoção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.
Meta de gênero e avanços
“Estamos verdadeiramente empenhados em promover a inclusão e valorizar a diversidade. Seguiremos nessa jornada, juntos. Estes são imperativos éticos conectados com o propósito da Vale de melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade para todas as pessoas”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale. Segundo ela, a websérie mostra para o público a inserção diversificada das mulheres na Vale nos mais variados cargos, profissões e funções, trazendo inspiração para que outras mulheres vejam que é possível e promissor construir uma carreira na indústria da mineração.
A Vale antecipou em cinco anos, para 2025, a meta de atingir 26% de participação feminina na força de trabalho. Em novembro, o percentual de mulheres na Vale era de 18,7%, contra 13,5% em dezembro de 2019, quando a empresa firmou a meta para mulheres dentro de uma estratégia de diversidade global. Já são cerca de 4.500 mulheres a mais na empresa. De dezembro de 2019 para cá a empresa também aumentou em 80% a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança.
Para ver esse e outros episódios da websérie Mineração Por Elas, acesse www.vale.com/mineracaoporelas
Deixe seu comentário