Nova parceria do SESI/SENAI com a ArcelorMittal forma primeira turma de alunos
Fonte: Noticenter
O Programa Sustentabilidade Técnica Júnior, uma iniciativa em parceria do SESI/SENAI com a ArcelorMittal, formou 38 jovens do Ensino Médio de escolas públicas de São Francisco do Sul.
O objetivo do programa é oportunizar melhores oportunidades para o futuro profissional destes jovens. O evento de formatura aconteceu na ArcelorMittal em São Francisco do Sul, com a presença de alunos, familiares, autoridades, gerentes, diretores e corpo docente do SENAI.
Direcionado a alunos do ensino médio de escolas públicas de São Francisco do Sul, a primeira turma selecionou jovens entre 15 e 17 anos, incluindo pessoas com deficiência, de 18 bairros da cidade.
Ravel Mafra Vieira, hoje com 19 anos, foi um dos estudantes a passar pelo novo programa. Morador do bairro Vila da Glória, onde as opções de emprego são mais escassas devido às limitações de acesso ao local, viu nas aulas uma chance de desenvolvimento social e profissional. Para participar das atividades, Ravel também ganhou transporte gratuito e alimentação. Após um ano de curso, o jovem teve uma nova oportunidade: a de entrar na ArcelorMittal como Jovem Aprendiz. Hoje, também se capacita para um novo futuro e é aluno do curso de Aprendizagem Industrial do SENAI.
A construção do Sustentabilidade Técnica Júnior contou com o apoio da comunidade de São Francisco do Sul, através de associações de moradores, instituições governamentais e entidades que, por meio de um Fórum Consultivo, deram contribuições para o modelo.
O SENAI trabalhou com os jovens o desenvolvimento de hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades interpessoais), enquanto o SESI promoveu acompanhamento psicopedagógico aos alunos e familiares. O acompanhamento foi semanal, com aulas no SENAI de São Francisco do Sul. Todos os alunos receberam auxílio transporte, alimentação e uma cesta básica a cada dois meses, de acordo com a assiduidade.
Além de conteúdos que prepararam estes jovens para as futuras escolhas do mercado de trabalho, os alunos realizaram visitas à ArcelorMittal e participaram de atividades interdisciplinares.
O PROGRAMA
O Programa Sustentabilidade Técnica Júnior é uma ampliação de uma iniciativa vencedora já desenvolvida entre a ArcelorMittal e o SENAI, o Programa Sustentabilidade Técnica, que desde 2018 tem oportunizado uma formação técnica e cidadã para jovens de São Francisco do Sul que buscam qualificação profissional para atuarem na indústria.
O programa obteve em 2023 o 2º lugar no prêmio nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Talentos, na modalidade Educação Inovadora | Ensino Técnico, e foi o vencedor estadual da premiação.
Ainda em 2023, o curso técnico promovido pelo programa obteve a melhor nota entre os cursos de eletromecânica dos SENAIs de todo o estado.
O sucesso do programa se reflete nos resultados já alcançados: dos 335 jovens já passaram pelo programa, 85% deles já estão empregados na ArcelorMittal e outras empresas da região.
Destes profissionais, 27% deles são mulheres que estão abrindo um caminho na indústria.
As primeiras mulheres a atuarem nas linhas de produção da ArcelorMittal em Santa Catarina são todas egressas do curso.
Ravel Mafra Vieira ressalta: “O Programa Sustentabilidade Técnica Júnior me deu a possibilidade de evolução curricular e profissional. Vou me esforçar para que eu possa crescer ainda mais na empresa e, junto com ela, agregar conhecimento e valores à minha vida. Agradeço a ArcelorMittal e o SENAI pela oportunidade única”.
Max Polastri, Gerente de RH, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, diz: “Ao investir em educação e no desenvolvimento das pessoas, o Programa Sustentabilidade Técnica tem garantido oportunidades para que jovens possam sonhar e acreditar em ocupar vagas na indústria. Com o sucesso total deste modelo, fomos além e criamos o Sustentabilidade Técnica Júnior, para despertar o interesse pela indústria ainda no Ensino Médio. No Júnior, focamos no objetivo de preparar estudantes de escolas públicas proporcionando a eles melhores condições para atuarem no mercado de trabalho no futuro".
Marco Goetten, gerente Executivo da FIESC Norte Nordeste, afirma: “Em um cenário onde as empresas de todos os setores têm reclamando do fenômeno do apagão de mão de obra, a ArcelorMittal mostra que pensar no médio/longo prazo é estratégico para a competividade da empresa. Ao incluir no programa jovens de baixa renda o vínculo que se forma com a empresa é muito sólido e duradouro, permitindo que os jovens conquistem uma carreira e que a empresa possa continuar crescendo”.
Deixe seu comentário