Livro do professor André Costa e Silva é finalista na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico
Fonte: Assessoria ABM
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a lista de finalistas da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico e o livro “Refino dos Aços: fundamentos e aplicações”, do Professor Dr. André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva — Coordenador Técnico da ABM Week e Editor-Chefe da Revista TMM, da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) — está entre os cinco finalistas na categoria Engenharias. A obra, publicada pela Editora Blucher, se destaca no Eixo Ciência e Cultura, na categoria Engenharias.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma iniciativa da CBL para reconhecer e valorizar a produção acadêmica brasileira em áreas científicas, técnicas e profissionais. A nova premiação é um desdobramento do tradicional Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário do Brasil, que há mais de 60 anos celebra a excelência na literatura nacional. De acordo com a CBL, quase duas mil obras foram inscritas para o novo prêmio nas 29 categorias.
O Professor Costa e Silva vê a indicação como um reconhecimento de seu trabalho ao longo de mais de 35 anos na área de Refino de Aços. “Aprendi bastante na indústria, com os alunos e os colegas. Escrever um livro técnico no Brasil é um ato de amor. É tentar criar algo que ajude a comunidade e ao Brasil. Ver o produto final, com a concretização de tanto trabalho e dedicação de toda uma equipe, não tem preço. E ser considerado pelo Júri do prêmio como um dos cinco finalistas na área de Engenharia é uma honra imensa”, afirma.
Além disso, o professor destaca que essa nomeação é um incentivo não apenas para ele, mas para toda a comunidade científica e acadêmica. “Acredito que a indicação mostra a todos nós da comunidade científica e acadêmica que nosso trabalho é valorizado. Isto é um estímulo extraordinário para mim e, acredito, para toda a comunidade”, comemora.
Contribuição para estudantes e profissionais
O livro “Refino dos Aços: fundamentos e aplicações” é uma ferramenta indispensável para estudantes e profissionais iniciantes na área de refino de aços. Segundo o autor, um dos principais obstáculos do campo é a escassez de literatura atualizada em português, já que muitos dos materiais disponíveis estão em inglês e são de difícil acesso.
“Praticamente toda a boa literatura atualizada na área de refino de aços, especialmente quando se fala em compreender os fundamentos, os ‘porquês’, é em inglês. Isto é, de certa forma, uma barreira, pois mesmo os que falam inglês precisam desenvolver o inglês técnico e fazer as duas coisas: aprender refino e inglês ao mesmo tempo, o que pode ser um desafio muito grande. Além disso, a disponibilidade dos livros em inglês, no Brasil, é limitada, já que muitos são produtos caros, mesmo para bibliotecas”, explica o professor, cuja obra está disponível também como e-book.
De acordo com o autor, o livro busca apresentar o conteúdo de maneira lógica e de complexidade crescente, tornando o aprendizado interessante. “Tentei fazer um livro que pudesse ser compreensível e instrutivo para o estudante e que ajudasse o profissional a aprofundar seus conhecimentos”, explica.
A cerimônia de premiação do Jabuti Literário está prevista para o dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, quando os vencedores receberão uma estatueta e o valor de R$ 5 mil. A expectativa é grande para ver quais obras se destacarão nesta importante iniciativa e a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) felicita o professor Costa e Silva por estar entre os finalistas.
Deixe seu comentário