ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Juiz de Fora Convention realiza a terceira edição do GESTUR

Evento promete alinhar os profissionais da região sobre a importância da aplicação de políticas ambiental, social e de governança (ESG) para se alcançar recursos públicos e privados e tornar as organizações mais competitivas

O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau irá realizar, nesta próxima terça-feira, 21/11, no Centro de Convenções do Trade Hotel e Eventos (Av. Presidente Itamar Franco, 3.800), a terceira edição do GESTUR – Fórum de Gestão de Turismo de Negócios e Eventos de Juiz de Fora e Região, com o tema “Captação de recursos e o conceito de ESG em Projetos e Eventos”.


ESG (Environmental, Social and Governance) ou traduzindo, Ambiental, Social e Governança (ASG) é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização.


Atento as tendências do mercado e pensando no futuro do setor, o objetivo do JFCVB com o III GESTUR, é discutir e orientar sobre a importância da aplicação desse conceito no desenvolvimento de projetos e eventos e as oportunidades da sua aplicação na captação de recursos/patrocínios junto as iniciativas pública e privada.

Thais Lima, idealizadora do evento e vice-presidente do Juiz de Fora Convention Bureau, afirma que “o propósito em trazer o ESG para o III GESTUR está no fato de que a aplicação do conceito, atualmente, é uma das premissas para se realizar um projeto de sucesso, seja para se alcançar apoio de instituições públicas e privadas, seja para se alcançar um retorno positivo para comunidade e o destino”. A turismóloga comenta, ainda, que “estudos demonstram que as práticas de ESG no setor de turismo no Brasil são muito insipientes e que o Juiz de Fora Convention Bureau acredita que, se o GESTUR sensibilizar os profissionais da região a conhecerem mais e buscarem aplicar o conceito nos seus empreendimentos, a região poderá ter um ganho competitivos muito grande com relação a outros destinos no país, além de se tornar sustentável em suas ações”.


O Fórum tem como público-alvo líderes empresariais e governamentais, produtores e fornecedores de eventos, hoteleiros, agentes de viagens, professores, alunos e profissionais da cadeia produtiva de turismo, eventos e meio ambiente. Ao todo, espera-se uma média de 300 pessoas de Juiz de Fora e municípios do interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

 

ESPAÇO CONHECIMENTO


Com o intuito de trazer conhecimento e experiências para os diversos profissionais do setor, buscando nivelar os participantes quanto ao conceito de ESG, a produção do GESTUR optou por uma programação ampla e democrática, incluindo especialistas renomados, nacionalmente, da iniciativa pública e privada.


O evento inicia às 10h30 com a cerimônia de abertura, que contará com a presença de autoridades locais e estaduais. Espera-se a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, o Subsecretário de Turismo do Estado de Minas, Sérgio de Paula, o Vice-Presidente da Fecomércio MG, Emerson Belotti e o Presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureau de Minas Gerais, Roberto Fagundes, além do Presidente e a Vice-Presidente do Juiz de Fora Convention &Visitors Bureau, Vinícius Coelho e Thais Lima, que irão compor a plenária e dar boas-vindas aos participantes.


Posteriormente a Cerimônia, às 11h00, a programação técnica é aberta pela Diretora de Engajamento e ESG da MCI Brasil e Co-Presidente da MPI, Juliana Aranega, que irá introduzir a temática central do III GESTUR com a palestra “Planeta Terra Chamando: Eventos como ferramenta de transformação para o futuro que desejamos”. A escolha por Aranega se deve ao fato de que a MCI, empresa global de mais de 30 anos que atua na área de marketing e eventos, saiu na frente em seu setor e lançou um departamento voltado a soluções em ESG para Eventos.


Na parte da tarde, às 13h30, o evento segue com um painel com o Subsecretário de Turismo do Estado de Minas Gerais, Sérgio de Paula e o Vice-Presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Italo Mendes, que irão apresentar e dialogar sobre as diretrizes de ESG no Setor Público, a fim de orientar os participantes no desenvolvimento de projetos assertivos para submissão em editais. O painel será mediado pelo 1º Secretário Executivo da Câmara Municipal de Juiz de Fora e Vereador, Marlon Siqueira, que promete direcionar temática para a realidade local.


Em seguida, na mesma linha de orientação dos participantes sobre captação de recursos e aplicação do conceito de ESG, o Fórum coloca em pauta as políticas de ESG de grandes empresas como Vale e Acelormittal, mostrando que alcançar a sustentabilidade é uma premissa básica dessas organizações e que tipo de projetos elas investem no setor de turismo e eventos, atualmente. O painel, agendado para às 14h30, será formado pela Analista de Sustentabilidade Master da Vale, Daniele Teixeira e a Especialista em Meio Ambiente da ArcelorMittal, Geane Fayer, que sob a mediação de Fernando Sotrate, CEO do Terrazzo e Feat Produções, garante ser um bate-papo repleto de experiências e dicas valiosas.

No final da tarde, às 16h00, a programação traz o conceito para a prática, ao apresentar o caso do Ibiti Projeto, iniciativa socioambiental experimental que se dedica a regeneração e preservação de áreas no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca, onde estão localizados três modelos de hotelaria de luxo sustentável, que estão entre os 50 melhores hotéis de luxo do mundo, segundo o Robb Report. A Diretora Executiva do Ibiti Projeto e especialista em turismo e empreendedorismo regenerativo, Raquel Pazo, será a ministrante dessa palestra e irá apresentar as ações de turismo, hospedagem, gastronomia, experiências e eventos sustentáveis que levaram o local a ser refúgio de famosos, como a modelo Giselle Bündchen.


A programação técnica na plenária encerra com um painel com produtores de eventos locais que irão discutir ESG em Juiz de Fora, a partir de todas as experiências apresentadas no GESTUR e desdobrando as possibilidades, também, para projetos incentivados. Estarão presentes nesse debate, marcado para às 17h00, Henrique Aguiar da Banda ETC e coautor da Lei Pro Cultura JF; Marcos Grijó, produtor cultural e sócio-diretor da Impacto Social; Leandro Vaz de Mello – advogado e sócio da KB Produções e; Jonas Ribeiro, Produtor da Feat Produções e Diretor de Captação e Eventos do Juiz de Fora Convention Bureau, que irá mediar o tema.

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.