ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Inovação em recursos hídricos é o foco do Desafio ArcelorMittal de Robótica 2024

A segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica reuniu 120 estudantes para desenvolverem soluções relacionadas ao uso sustentável dos recursos hídricos; a disputa aconteceu no Sesi Jardim da Penha, em Vitória (ES)

Fonte: ES Brasil

Desafio de Robótica ArcelorMittal no Sesi Jardim da Penha | Foto: Divulgação ArcelorMittal
 

A segunda edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica reuniu um total de 120 estudantes para uma disputa intensa e cheia de inovação, tecnologia e criatividade. Realizada na unidade do Sesi Jardim da Penha, a competição desafiou jovens talentos a desenvolverem soluções para um dos maiores desafios da atualidade: o uso sustentável dos recursos hídricos.

Resultado de uma parceria entre a instituição de ensino, a produtora de aço e as equipes de robótica Legotrix, The Walking Lego e Pocadores, o Desafio de Robótica ArcelorMittal buscou auxiliar os estudantes no aprimoramento de suas habilidades técnicas e a busca por soluções de problemas.

Desta vez, durante todo o dia, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II das unidades Sesi Jardim da Penha e Maruípe enfrentaram diversos desafios baseados na temática “Recursos Hídricos, abordando questões cruciais como o uso eficiente, reaproveitamento, transporte, tratamento e descarte da água”. O objetivo é que, por meio de uma abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), eles desenvolvessem soluções criativas e tecnológicas para problemas reais enfrentados no manejo desses recursos.

Categorias, avaliação e premiação
Os projetos foram avaliados por um corpo de jurados composto por especialistas da ArcelorMittal e do Sesi, que atribuíram pontuações com base em critérios técnicos e de desempenho em cada categoria:

Projeto de Inovação: as equipes deveriam apresentar soluções inovadoras para os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos, explicando suas propostas de forma clara e prática. A criatividade, aplicabilidade e impacto das ideias serão fatores determinantes.

Design do Robô: nessa categoria, os juízes avaliaram a eficiência do design do robô, levando em consideração critérios como funcionalidade, uso de materiais, originalidade e a solução de problemas estruturais durante a construção.

Desafio do Robô: os robôs foram programados para realizar uma série de missões em um ambiente virtual, utilizando a plataforma ‘Open Roberta Lab’. A precisão, o tempo de execução e a capacidade de adaptação dos robôs às tarefas propostas definiram o desempenho de cada equipe nessa categoria.

Valores de Equipe: as equipes precisariam trabalhar de forma colaborativa, demonstrar respeito e cooperação, comemorar pequenas conquistas e se divertir ao longo do torneio.

O evento contou com três avaliadores da ArcelorMittal, que levaram sua expertise para analisar cada categoria e garantir que os critérios de inovação e tecnologia estivessem alinhados com as demandas do mercado e os desafios futuros: Rafael Schaffeln Ximenes, analista de Aprendizagem e Desenvolvimento (Valores de Equipe); Vinícius Rampinelli, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento (Projeto de Inovação) e Fabíola Muta, gerente de Transformação Digital (Design/Desafio do Robô).

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.