ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ibram promove fórum para discutir disposição de rejeitos da mineração

Evento reuniu especialistas para debater gestão de estruturas de disposição de rejeitos.

Debater e compartilhar os desafios, entraves regulatórios, novidades e avanços tecnológicos na gestão de estruturas de disposição de rejeitos da mineração. Este foi o objetivo do 1º Fórum Nacional sobre Estruturas de Disposição de Rejeitos, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), nos dias 05 e 06 de julho, em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu especialistas, profissionais das empresas de mineração, representantes do Governo, Corpo de Bombeiros, Defesas Civis, entre outros.

“O setor tem buscado, cada vez mais, investir na segurança, seja das operações ou das pessoas. Debater sobre segurança de barragem e estruturas de disposição de rejeitos é tratar sobre o futuro da mineração sustentável e responsável, exatamente como a mineração empresarial e moderna atua”, ressaltou o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Durante os dois dias de evento, especialistas aprofundaram discussões sobre a regulamentação atual para a disposição de rejeitos e estéreis; TSM – Towards Sustainable Mining – Rumo à Mineração Sustentável  e a gestão de rejeitos; soluções do mercado e fornecedores;  avanços tecnológicos em produtos e serviços; o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM); segurança de processos e o trabalho desenvolvido pelo GT Segurança de Processos do Ibram; o uso do aplicativo de celular PROXpelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC’s) e a sua aplicabilidade nas comunidades; os desafios na disposição de rejeitos, entre outros temas.

O diretor de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade do Ibram, Julio Nery, ressaltou como a diversidade de áreas e a experiência dos palestrantes fortaleceram o debate.

“Tivemos pessoas ligadas aos temas jurídicos, técnicos, de geotecnia, os aspectos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das empresas do setor. Creio que o comparecimento que tivemos e o nível das discussões realizadas foi muito positivo. Tecnicamente, o Fórum foi um sucesso e ficamos bastante satisfeitos com o resultado”, disse.

“Conseguimos agregar várias entidades nestes dois dias de evento. Tanto representantes governamentais, quanto profissionais do mercado, para uma discussão muito salutar.  A transição de barragens para pilhas é muito importante e esta regulamentação será o foco da Agência Nacional de Mineração (ANM) nos próximos anos”, afirmou o superintendente de Segurança de Barragens de Mineração na ANM, Luiz Paniago.

Segundo a Gerente de Assuntos Minerários do Ibram, Aline Nunes, o Fórum foi organizado para receber 250 pessoas. “Tivemos lotação máxima e profissionais de todo Brasil interessados em participar. Este é um tema fundamental para o desenvolvimento sustentável e seguro da mineração.  Nas próximas edições queremos receber ainda mais profissionais do setor para dialogar sobre o tema”, avaliou.

Importância de compartilhar boas práticas

Para o Presidente do Conselho Societário da Pimenta D’Ávila, empresa de engenharia e consultoria, Joaquim Pimenta D’Ávila, “é da maior importância colocar as pessoas trocando ideias e debatendo suas opiniões, principalmente em matéria de barragem de rejeitos, que é um assunto muito variado e muito complexo no mundo todo. Não é só no Quadrilátero Ferrífero que a barragem de rejeito é complicada”, reforçou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.