Ibram lança campanha sobre os 13 riscos críticos de Segurança Ocupacional da mineração
No mês em que se comemora o Abril Verde, movimento para conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) lançou a campanha “Riscos Críticos da Mineração - Cuidados para a Preservação da Vida”. Nela estão definidos os 13 principais riscos críticos de segurança do trabalho do setor e são indicados planos de ação, controles mínimos para superar eventuais problemas no ambiente de trabalho.
O aprimoramento da segurança ocupacional é uma busca constante do setor mineral, que investe cada vez mais em novas tecnologias para garantir o bem-estar das pessoas. O Ibram reuniu todas as associadas e desenvolveu um trabalho orientativo, de modo que empresas do setor ajam para evitar acidentes graves, mortes ou doenças incapacitantes e adotar medidas atenuantes mínimas.
O trabalho de coleta de dados, planejamento e orientação durou 2 anos. Uma das ações resultantes deste trabalho foi a criação da campanha “Riscos Críticos na Mineração - Cuidados para Preservação da Vida”, voltada para todos os empregados das companhias do setor mineral e profissionais responsáveis pela saúde e segurança ocupacional.
"Nesta campanha, indicamos quais os cuidados essenciais para a preservação da vida e o bem-estar da equipe. É necessário que todas as empresas do setor mineral estejam alinhadas e com o mesmo objetivo de cuidados com as pessoas e redução dos riscos críticos. A campanha será dividida em etapas, mas a proposta é que a orientação seja contínua", afirma Cláudia Pellegrinelli, coordenadora de Saúde e Segurança do Ibram.
Os 13 riscos críticos de segurança ocupacional definidos são: bloqueio e isolamento de energia; trabalho em espaço confinado; condução de veículos rodoviários; manuseio de produtos químicos e radiação; trabalho em altura; operação de equipamentos móveis; içamento de cargas; trabalho com eletricidade; trabalho próximo à água; trabalho com explosivos; prevenção e combate a incêndio; proteção de máquinas; e sistemas pressurizados.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram
Deixe seu comentário