Ibram e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso
Uma nova fase se inicia para gerar mais valor e responsabilidade social, agilizar as discussões e o cumprimento das metas da Carta Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) perante a sociedade. A Carta Compromisso é a base de uma ampla proposta de transformação da indústria da mineração brasileira rumo a um setor cada vez mais sustentável e seguro.
O Ibram acaba de firmar parceria com a empresa de consultoria Falconi para gerar mais valor ao acordo e proporcionar uma gestão mais ágil tanto do documento quanto da evolução das atividades desempenhadas pelo setor mineral a ele relacionadas. Entre outros propósitos, esta nova etapa da Carta Compromisso facilitará o acompanhamento do cumprimento das metas pela sociedade em geral, com transparência e objetividade.
Carta Compromisso
A Carta Compromisso foi apresentada publicamente pelo Ibram em 2019. Ela esclarece a visão da instituição sobre como a indústria minerária construirá o futuro do setor de mineração e ampliará os caminhos do segmento. É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis.
Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas relacionadas à mineração: segurança operacional; barragens e estruturas de disposição de rejeitos; saúde e segurança ocupacional; mitigação de impactos ambientais; desenvolvimento local e futuro dos territórios; relacionamento com comunidades; comunicação & reputação; diversidade & inclusão; inovação; água; energia; gestão de resíduos.
Parceria Falconi
O acordo entre Ibram e Falconi irá trazer maior dinamismo às discussões das metas da Carta Compromisso. Segundo o diretor-presidente do Ibram, Flávio Penido, essa gestão compartilhada terá papel importante para a revisão das métricas, estabelecer indicadores, parametrizar e considerar as boas práticas.
A consultoria pretende fazer reuniões periódicas em diferentes níveis, seja com o grupo interno do Ibram, seja com os coordenadores dos grupos de trabalhos (GTs) e ainda com os participantes dos GTs. Toda a ação está prevista para acontecer em nove meses.
“Acreditamos que o setor de mineração tem o dever de se transformar para atender aos anseios da sociedade incorporando de maneira definitiva as melhores práticas expressas em sua Carta Compromisso e se consolidar como um dos setores líderes da transformação ESG no Brasil. Estamos muito honrados em poder apoiar o Ibram a exercer a sua liderança e a promover as mudanças necessárias entre os seus associados para o alcance destes objetivos”, afirma André Chaves, sócio e head de Infraestrutura e Indústria de Base na Falconi.
Clique no link e veja a íntegra da Carta Compromisso do Ibram: https://ibram.org.br/noticia/carta-compromisso-do-ibram-perante-sociedade/
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram
Deixe seu comentário