Ibram e BNDES discutem estratégias para ampliar financiamento para a mineração
O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretendem criar um grupo de trabalho para discutir mecanismos de financiamento para projetos em estágio inicial, especialmente de minerais estratégicos. A temática foi debatida em reunião, nesta terça-feira (11), entre o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, e o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação do BNDES, José Luis Gordon.
Também estavam presentes Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do Ibram, e pelo BNDES, Felipe Villen, superintendente da área de Infraestrutura, João Paulo Pieroni, superintendente de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, Flávio Mota, chefe do Departamento de Indústria de Base e Extrativa, e Pedro Paulo Mesquita, gerente de Inteligência de Mercado de Mineração e Transformação Mineral.
Na reunião, foram tratados temas como o desenvolvimento e estruturação de linhas de crédito do BNDES para o financiamento de projetos; de pesquisa mineral early stage, com base em mecanismos de royalties e streaming, e desenvolvimento e estruturação de linhas de crédito focadas no financiamento de projetos minerais que tenham por foco a mineração de minerais estratégicos, associados principalmente à descarbonização, transição energética, geração de energia limpa e renovável.
“As características econômicas-operacionais da indústria mineral e sua elevada taxa de risco, principalmente na etapa de exploração, demandam modalidades de financiamento específicas. Por ser um dos principais segmentos econômicos brasileiros, a mineração necessita de um sistema consolidado de financiamento. O Ibram trabalha em prol disso para atrair mais investimentos para a mineração brasileira”, afirmou Raul Jungmann.
Jungmann convidou os representantes do BNDES para participarem do seminário de minerais críticos que o Ibram vai promover em novembro deste ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram
Deixe seu comentário