ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Gerdau oferece cursos gratuitos para fomentar empreendedorismo

Projeto Gerdau Transforma contará com 25 oficinas e deve capacitar mais de 1,5 mil pessoas ao longo de 2021 em diversas regiões do Brasil e da América Latina.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa Gerdau Transforma, realizado em parceria entre Gerdau e a Agência Besouro de Fomento Social. O objetivo do curso é fomentar o empreendedorismo, auxiliando e capacitando mais de 1.500 pessoas ao longo deste ano, em 25 turmas.

A formação, que será gratuita e online, ocorrerá no decorrer do ano em diversas regiões do Brasil e da América Latina, em que a produtora de aço está presente, como Argentina, Peru e México. Além disso, estão previstas turmas exclusivas para mulheres empreendedoras e empreendedores negros. A primeira turma será voltada para os municípios de Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Charqueadas (RS) e as inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril no site do projeto. As aulas terão início em 26 de abril e, para participar é preciso ter mais de 18 anos e já ter frequentado ou estar matriculado em uma escola pública.

A partir da metodologia By Necessity®, desenvolvida pela Agência Besouro, a capacitação apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual. Ao todo, são cinco aulas que estimulam os participantes a refletirem sobre suas ideias e como montar ou aprimorar o seu negócio, criação de sua marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, como divulgar o negócio, conceitos financeiros, plano de ação e ainda o desenvolvimento de uma marca personalizada para cada empreendedor.

Em 2020, a Gerdau expandiu o programa para diversos estados e incluiu mais dois países, além de realizar suas edições de forma virtual por conta da pandemia. Foram 16 turmas, mais 1 mil alunos e mais de 900 projetos incubados.

"Acreditamos que o empreendedorismo tem um papel importante na transformação social para a construção de uma sociedade mais justa. É uma alavanca para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor. Por isso, nas ações de responsabilidade social da Gerdau, temos dedicado grandes esforços a iniciativas voltadas à educação empreendedora. Com a pandemia, entendemos que este movimento ainda mais importante", reforça Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

"Cada aluno recebe, além de uma capacitação muito prática e rápida, um apoio personalizado de nossos consultores, durante o período de 3 meses de incubação. Esta mão estendida o tempo todo faz toda a diferença na vida destes futuros empreendedores", reforça Vinicius Mendes Lima, fundador da Besouro.

Daniele Fontes, de 28 anos, residente do município de Esteio (RS), participou da edição do programa ano passado e conta a importância das aulas para a construção de seu negócio de vendas de chocolates pela internet.

"O Gerdau Transforma está sendo uma experiência transformadora na minha vida. Como mãe, eu tive que optar entre trabalhar fora e cuidar do meu filho. A minha escolha foi ficar com meu filho e não desistir dos meus sonhos. Entrei no curso sem saber exatamente o meu ramo de atuação, mas as aulas me fizeram retomar o dom da minha avó pelos doces. Então pensei: por que não trabalhar com aquilo que eu sempre admirei e gosto de fazer? Além da independência financeira, o projeto me ajudou a ser mais confiante. Meu sonho é abrir uma cafeteria e hoje sei que com muito trabalho e determinação posso conseguir."

Para obter mais informações sobre o projeto e se inscrever, acesse http://www.gerdautransforma.com.br/

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.