Gerdau graphene amplia portfólio de aditivos químicos à base de grafeno e entra no mercado de tintas industriais com o lançamento de novo aditivo anticorrosivo
A Gerdau Graphene, empresa pioneira no desenvolvimento, industrialização e comercialização de aditivos químicos, minerais e masterbatches com nanomateriais à base de carbono, como o “grafeno”, lançará, no ABRAFATI Show, principal evento do setor de tintas da América Latina, um novo aditivo para tintas à base de grafeno concebido especificamente para aumentar a resistência à corrosão.
O novo aditivo, denominado G2D NANOCORR, foi desenvolvido com a exclusiva tecnologia G2D, que consiste na incorporação de nanomateriais de carbono em sua formulação, e é indicado para a produção de tintas e vernizes à base de água e à base de solvente. Quando utilizado em um meio corrosivo, a propriedade condutora do grafeno interfere no processo de oxidação eletroquímica, amenizando a reação. Diferente de outros componentes químicos atualmente disponíveis no mercado, a solução anticorrosiva com grafeno reduz expressivamente o impacto ambiental por ser um material sustentável.
A nova solução da Gerdau Graphene chega para complementar a crescente linha de aditivos químicos da empresa para o mercado de tintas, que já inclui o G2D NANOLAV W107, item que melhora a resistência à lavabilidade, e o G2D NANODUR W102, desenvolvido para aumentar a durabilidade das tintas, conferindo uma redução de até 33% no consumo de tinta e a sua aplicação, além de redução de 33% na frequência de repintura por ano.
A adição de uma quantidade mínima de grafeno permite também a redução da espessura nominal do revestimento, mantendo as propriedades específicas, além de reduzir ou eliminar a necessidade de alguns insumos e processos de fabricação tradicionais, promovendo reduções expressivas de matéria-prima e melhorias de sustentabilidade.
Alexandre Corrêa, diretor executivo da Gerdau Graphene, destaca a importância de direcionar esforços em pesquisa e desenvolvimento para atender à demanda do mercado de tintas no Brasil, o quinto maior em produção de volume, segundo a ABRAFATI. “Desde 2017, a Gerdau tem estudado o grande valor anticorrosivo do grafeno, aliado à sua proposta sustentável de reduzir o uso de insumos em tintas, especialmente metais pesados e solventes. A criação da Gerdau Graphene, em 2021, dentro do braço de novos negócios da Gerdau – Gerdau Next -, acelerou este processo e permitiu, em pouco tempo, o lançamento comercial de várias famílias de aditivos químicos com grafeno. Ficamos muito contentes em atender agora o setor de tintas industriais com nosso mais novo produto”, diz “Acreditamos que o setor deva crescer nos próximos anos, com possibilidades de investimentos em infraestrutura no país, aumentando a demanda por produtos como o nosso que agreguem valor e proteção, de uma forma sustentável, como ainda não visto no mercado nacional”, explica o executivo.
O NANOCORR e o restante do portfólio serão apresentados no ABRAFATI Show, que ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro, das 11h às 20h, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O estande da Gerdau Graphene contará com ativações interativas e um espaço exclusivo dedicado a palestras que serão ministradas pelos executivos da empresa, apresentando informações sobre o grafeno e suas possibilidades de aplicações nesse mercado. No dia 22 de novembro, o pesquisador sênior da Gerdau Graphene, Xavier Raby, vai apresentar uma palestra no Congresso Internacional de Tintas.
“Estamos com alta expectativa para apresentar nossas soluções de aditivos à base de grafeno no ABRAFATI Show, evento que é referência para o setor. Para nós, representa uma excelente oportunidade para estabelecer novas parcerias e reforçar nossos diferenciais em sustentabilidade e inovação com nanotecnologia de alta performance para o setor”, finaliza Raby.
Fonte: Gerdau
Deixe seu comentário