ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Feira Mineira de Resíduos pretende estabelecer mercado com base na economia circular

De acordo com os organizadores, feira será uma grande mostra de tecnologias para o setor de limpeza urbana e industrialização dos resíduos.

Em parceria com a Fiemg e o Sebrae, o Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos (Sindilurb-MG) realiza, nos dias 5 e 7 de outubro, em Belo Horizonte, a 1ª Feira Mineira de Resíduos. O evento tem como proposta inédita em Minas Gerais estabelecer um mercado de resíduos com base na economia circular. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

A 1ª Feira Mineira de Resíduos será sediada no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/Senai), que dispõe de toda a estrutura necessária para atender aos expositores, palestras, rodadas de negócios e demais atrações do evento. O local funciona como um verdadeiro complexo científico, mundialmente reconhecido, que tem tornado a indústria brasileira cada vez mais competitiva, além de impulsionar inovações que facilitam a vida de milhares de pessoas.

De acordo com o presidente do Sindilurb-MG, Mauricio Sigaud Ferreira, a feira será uma grande mostra de tecnologias para o setor de limpeza urbana e industrialização dos resíduos e, também, um importante salão de negócios, mostrando que diversos tipos de materiais podem se transformar em insumos, seja para a indústria ou para a geração de energia. “Precisamos transformar os resíduos em ativos ambientais e esta é a proposta deste evento", explica.

Programação

Quem abrirá o ciclo de palestras, na quinta-feira, dia 6 de outubro, será a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, trazendo os novos projetos e políticas públicas para o setor. Ainda no primeiro dia, o diretor do Instituto Gestão Brasil, José Carlos de Faria, vai conduzir a discussão sobre a tarifa de coleta de resíduos. Já o presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), João Gianesi, apresentará os desafios da compostagem dos resíduos sólidos urbanas. O Crea-MG abrira a programação do segundo dia, abordando o “Projeto de Apoio a Cooperativas de Catadores de Materiais - Sustentabilidade: Um Compromisso de Todos”. (Clique aqui para conferir a programação completa).

Serviço:

1ª Feira Mineira de Resíduos

Nos dias 6 e 7 de outubro de 2022

No CIT/Seni (Rua Sete, 2000, Horto Florestal, Belo Horizonte)

Mais informações: sindilurb@fiemg.com.br

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.