ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Exposibram 2022 discutirá a presença da mulher na mineração

Congresso Brasileiro de Mineração terá painel que analisará a maturidade do setor mineral em relação à agenda diversidade e inclusão de gênero.

A presença das mulheres nas mineradoras e em posições de liderança tem evoluído e o Congresso Brasileiro de Mineração será palco para um amplo debate sobre o tema. Na 5ª feira, dia 15/9, das 14h às 16h, o participante da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (Exposibram 2022) terá a oportunidade de acompanhar o painel ”Análise da maturidade do setor de mineração em relação a agenda de DE&I”. 

A Exposibram 2022 é o maior e mais importante evento da mineração da América Latina. O tema DE&I será discutido pela diretora de Planejamento, Inovação e ESG da Hexagon Mining e presidente do Women in Mining Brasil (WIM Brasil), Patrícia Procópio.  Para ela, uma grande barreira que a mineração e outras indústrias precisam superar para garantir uma maior diversidade e inclusão é a cultural.

“Para que se estabeleça um plano efetivo de inclusão de mulheres no setor é necessário que o compromisso com a diversidade seja assumido de forma estratégica e transparente, com a implementação de ações efetivas. É necessário que se invista recursos humanos e financeiros para que a transformação seja real e permanente; e impacte todos os ambientes e os níveis das organizações”, explica.

O Relatório de Indicadores do WIM Brasil 2022, documento que será lançado durante a Exposibram 2022, confirma que as empresas do setor mineral apresentam diferentes níveis de maturidade, demonstrando que ainda há muito para se avançar nas pautas de diversidade, equidade e inclusão.

“Segundo a empresa de consultoria I&D 101, especializada no tema, ‘diversidade e inclusão estão hoje, como saúde e segurança estavam na indústria há 30 anos atrás’. Ou seja, há 30 anos, quando começaram a ser implementadas medidas de saúde e segurança no trabalho, também houve bastante resistência.  Mas hoje, depois de muitas ações efetivas, depois que a saúde e segurança passaram a ter indicadores de desempenho, como os outros setores que compõem uma empresa, essas temáticas passaram a fazer parte da cultura da empresa e hoje ninguém discute se elas são importantes ou não. Virou algo inquestionável. É isso que queremos alcançar com as ações que envolvem diversidade e inclusão hoje”, afirma.

A presidente do WIM Brasil acredita que apesar dos diferentes níveis de maturidade das empresas, é importante reconhecer as melhorias que vêm sendo traçadas.

“ É onde destaco a participação crescente das empresas nos debates sobre o assunto e também a meta proposta pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) de alcançar 30% da participação de mulheres no setor até 2030, reforçando uma evolução da maturidade das organizações, e um entendimento cada vez maior sobre a importância desta agenda para o desenvolvimento de uma indústria cada vez mais responsável e sustentável”.

Patrícia Procópio estará ao lado da diretora de Joint Ventures e Country Manager Brazil da Rio Tinto, Ana O´Farrill; da head of Operations International do International Women in Mining, Bárbara Alcayaga, da Partner da EY, Daniela Brites; da diretora de Performance Social do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Danielle Martin; e do especialista de Gestão de Talentos da Mosaic Fertilizantes, Luiz Guilherme Amodeo debatendo a temática na Exposibram 2022.

Para ter mais informações sobre o evento, clique aqui

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.