ESG na cadeia de suprimentos será tema do primeiro painel do e-Mineração 2023
Os desafios na área de ESG em todos os processos na cadeia de suprimentos será o principal tópico do primeiro painel do e-Mineração em 2023. O tema perpassa diversos elos da cadeia produtiva na mineração e é considerado por especialistas como de extrema importância para a agenda ambiental na qual o Brasil se posiciona. Boas práticas e normas que ajudam na melhoria do ambiente na cadeia de suprimentos da mineração serão debatidos durante o painel 1 “Investimento do setor no Brasil – visão de suprimentos”, na edição 2023 do e-Mineração do Brasil 2023. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), ocorre virtualmente, no dia 4 de julho. Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.
Participarão do painel o diretor de Assessoria Corporativa do grupo Mineração Morro do Ipê, Cristiano Parreiras, o CEO da Ero Copper, Eduardo de Come, e a head de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela.
Cristiano e Ailana concordam que, atualmente, o principal desafio em relação ao tema suprimentos está relacionado às questões de ESG e como aplicá-las em todas as cadeias de produção. Segundo Cristiano, o setor é bastante robusto e composto por várias empresas, de diferentes portes, com serviços especializados. “Na minha avaliação, a grande dificuldade é levar até a ponta, aos subcontratados e terceirizados, as boas práticas que o setor de mineração adota atualmente”, afirmou.
São exemplos de boas práticas na área: programa de redução e prevenção de acidentes no trabalho, ações no sentido de aumentar inclusão e diversidade no setor, e ações em prol da preservação do meio ambiente.
De acordo com Parreiras, no Morro do Ipê, há programas específicos focados em promover a replicação desses programas em outros elos da cadeia de suprimentos. “Nós levamos nossos programas de gestão, em especial o programa Acidente 0, o programa Profissional Nota 10, e o SER – Sustentabilidade, Equilíbrio e Respeito – para a avaliação das empresas que contratamos, de modo que também possamos aferir se essas empresas estão aderentes às práticas em relação à saúde, segurança e em relação ao meio ambiente e sociedade”, disse.
Programação
O e-Mineração terá extensa programação com 7 painéis. Para conferir o cronograma, clique no link https://ibram.org.br/evento/e-mineracao-do-brasil-2023/.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram
Deixe seu comentário