ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Enemet celebra 20 edições com formato mais integrado à ABM WEEK

Trabalhos de estudantes agora também podem ser apresentados na grade dos outros eventos que fazem parte da programação da semana técnico-científica.

O Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, um dos mais relevantes fóruns técnico-científicos para estudantes da área no país, comemora 20 edições na ABM WEEK deste ano, que ocorrerá entre 7 e 9 de junho no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Desde 2000, quando ocorreu a primeira edição, o Enemet consolidou-se como um evento acadêmico importante, em que pesquisadores de iniciação científica apresentam suas descobertas, e como oportunidade única para universitários reunirem-se com profissionais consagrados no mercado e com recrutadores das empresas do setor.

Tudo isso faz do encontro – que nasceu por iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) –, um dos poucos no mundo capazes de integrar de maneira bem-sucedida uma convenção de caráter técnico, que congrega profissionais de alto nível da indústria, com as demandas de alunos de graduação. 

“Há congressos da indústria, nos Estados Unidos, por exemplo, dos quais os estudantes podem participar. Mas não há uma parte específica para eles nesses casos”, explica Wagner Bielefeldt, chefe do Departamento de Metalurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bielefeldt ressalta que a chance de sair da sala de aula, ainda durante a graduação, e conhecer colegas de outras universidades e engenheiros já formados que atuam com destaque em empresas do ramo é “fundamental não apenas para a formação profissional e no aspecto científico, mas também para a dimensão comportamental”.

“Por isso encorajamos muito que os alunos não deixem de participar do Enemet, ainda que não seja para apresentar trabalhos”, ele aponta.

Conforme explica Willy Ank de Morais, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília que coordena o Enemet, neste ano os trabalhos dos alunos poderão ser integrados aos diferentes eventos da ABM WEEK, de maneira que a troca de ideias e conhecimentos entre eles e os profissionais do setor será mais orgânica. 

“Isso contribuirá para um intercâmbio ainda mais rico. Os estudantes estão em processo de formação, mas já têm muito conhecimento de novas tecnologias e uma visão diferenciada da realidade. E, vale lembrar, as mentes mais jovens tendem a ser mais criativas”, ele define.

Segundo o professor, é comum analisar trabalhos do Enemet em que os jovens pesquisadores propõem soluções inovadoras para velhos problemas do setor produtivo ou partem dos avanços relacionados à Indústria 4.0 para transformar processos.

“Esse público é um referencial em inovações técnicas, as quais geralmente não aparecem tão audaciosamente descritas nos trabalhos dos profissionais”, Ank de Morais explica. 

História

Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, lembra que a entidade, ao ser procurada pelo grupo de universitários mineiros em 2000 com a proposta de organizar um encontro nacional de estudantes do setor, acolheu prontamente a ideia. 

“Sou sócio da ABM desde meus anos de universitário, mas naquele tempo não tínhamos essa oportunidade. Travar contato com diferentes empresas e até conversar com alguns dos gestores delas que participam da ABM WEEK é algo que amplia o leque de conhecimento dos estudantes”, Leal afirma.

Aluno de graduação naquela época, Wagner Bielefeldt participou do Enemet desde a primeira edição, quando uma delegação do Rio Grande do Sul viajou por 36 horas de ônibus até Belo Horizonte para chegar ao evento. 

“Naquele momento, o Enemet ainda era composto apenas de palestras. Mas conhecer estudantes de outras realidades foi algo tão impactante que ficou claro para todos que era preciso investir no desenvolvimento daquela iniciativa”, ele relata. 

Ank de Morais, que também acompanhou o encontro desde o nascedouro, recorda que muitos estudantes sempre expunham para a coordenação do evento a vontade de discutir temas relacionados ao mundo do trabalho, o que era feito informalmente no Congresso da ABM.

“Chegamos à conclusão de que era necessário formalizar um espaço de diálogo franco entre alunos e profissionais de Recursos Humanos das empresas do setor e criamos a Rodada de RH”, ele descreve.

A ideia acabou sendo bem-sucedida para ambos os lados, já que os profissionais de RH passaram a ter acesso direto a possíveis candidatos de diversas regiões do país, algo que seria muito mais difícil fora do evento, Ank de Morais argumenta.

Leal destaca que a concepção acertada do evento se reflete na participação de centenas de estudantes todos os anos – algo que somente é possível para alguns deles com grande investimento de energia.

“Os estudantes do Ceará enfrentam três dias de viagem de ônibus para cá, que eles se cotizam para custear. Isso tem um enorme valor”, diz. 

Na opinião de Willy Ank de Morais, o Enemet continuará evoluindo nas edições futuras de maneira a aumentar cada vez mais a integração dos alunos à ABM WEEK como um todo, o que “possibilitará mais e mais que eles percebam o cenário em que vivem e possam inovar e influenciar no crescimento do setor”.

Os interessados em participar do Enemete devem fazer suas inscrições pelo www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-6-edicao

Aviso importante: Todos os participantes da ABM WEEK deverão obrigatoriamente apresentar o certificado de vacinação, o qual será verificado no momento do credenciamento, tanto no autoatendimento quanto na secretaria.

O 20º Enemet tem a Ternium como anfitriã e a 6ª edição da ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, BR Event Materials ,CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, Gerdau, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Texto: Eduardo Campos Lima

Leia também:

6ª ABM WEEK recebe mais de 800 trabalhos técnicos

Sustentabilidade e Indústria 4.0 estão entre os temas principais da 6ª edição da ABM WEEK

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.