ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Enacom Group: Gêmeos Digitais + IA Generativa = maior eficiência operacional

A integração tecnológica como otimizadora das operações industriais

Fonte: assessoria Enacom

A equação é bastante simples: tecnologias integradas tem o seu potencial otimizado e auxiliam para o melhor desempenho das operações industriais. A junção de plataformas de computação em nuvem com análise de dados, por exemplo, permite que as empresas acessem e processem grandes volumes de dados de qualquer lugar, facilitando a colaboração, a inovação e a otimização contínua das operações.

Integrações como essa demonstram que tecnologias avançadas estão cada vez mais transformando a eficiência operacional na indústria ao proporcionar uma produção mais inteligente, ágil e resiliente às empresas dispostas a digitalizar seus processos. Neste contexto, surge uma aposta interessante que reúne duas tecnologias destaque no “Impact Radar for 2024” da Gartner e que representa uma combinação poderosa para o setor siderúrgico.

A integração de Gêmeos Digitais com IA Generativa une a capacidade de simulação precisa dos Gêmeos Digitais com a habilidade da IA Generativa de analisar diferentes cenários e gerar insights baseados em dados. Segundo Matheus Mendonça, Gerente de Gêmeos Digitais na Enacom Group, essa aliança tecnológica representa um salto qualitativo na execução e no planejamento industrial, oferecendo às siderúrgicas uma ferramenta que se adapta continuamente às demandas e desafios específicos de cada operação, trazendo maior conveniência para os tomadores de decisão.

Os Gêmeos Digitais já são utilizados na siderurgia para monitorar e otimizar processos produtivos complexos em ambiente virtual, permitindo uma gestão mais precisa e estratégica do desempenho e do planejamento das operações. Porém, com a integração da IA Generativa, esses sistemas vão além.

“Ao calibrar uma interface de Gêmeo Digital com IA Generativa, você pode perguntar ao sistema, por exemplo, para onde você deve direcionar a produção para manter a produtividade em caso de dano em algum equipamento e a IA irá se comunicar diretamente com os dados imputados no Gêmeo para dar uma resposta acurada e padronizada em segundos, agilizando a tomada de decisão naquele momento”, comenta Matheus.

A ABM Week 2024 foi uma enorme oportunidade para profissionais da indústria que puderam analisar de perto inovações e integrações tecnológicas como esta. Com um amplo acervo técnico-científico apresentado no evento, o encontro ficou marcado como um ponto de convergência para discussões sobre o futuro da siderurgia, onde a inovação tecnológica desempenha um papel central para a transformação digital do setor.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.