Empresa desenvolve tratamento de água contra corrosão sem fósforo
A Ecolab, líder mundial em soluções e serviços voltados para água, higiene e prevenção de infecções, desenvolveu um programa inovador, voltado para o controle da corrosão, no tratamento da água de sistemas de resfriamento. Com uma formulação especial, sem fósforo, que utiliza uma mistura exclusiva de polímeros para controlar o depósito de ferro, manganês, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio, sulfato de cálcio, zinco e sólidos suspensos a tecnologia difere do que já se apresenta no mercado, ao evitar deposições a um custo mais acessível.
Tradicionalmente, o resfriamento de sistemas de moldes é feito por circuito fechado, que permite um melhor controle do condicionamento. Quando o sistema de resfriamento do molde é em circuito aberto, o condicionamento químico se torna mais crítico, visto que os inibidores de corrosão tradicionais podem se depositar no molde. “O nosso Programa de Tratamento sem Fósforo é eficiente para sistemas abertos de resfriamento de molde, pois controla as taxas de corrosão, não causa deposição, sendo uma aplicação segura e econômica por trazer reduções de custos significativas para o processo”, afirma Caroline Amorim, representante de Distrito da divisão Nalco Water.
Além disso, a tecnologia tem como benefícios o aumento da vida útil dos equipamentos, a redução dos custos operacionais, como manutenção e custos com produtos químicos, o aumento da produtividade, e, principalmente, a redução do consumo de água. O Programa de Tratamento sem Fósforo cria uma barreira física contra a corrosão nos sistemas, sem metais pesados, como fosfato, o que resulta na preservação do meio ambiente.
“Essa tecnologia inovadora foi implementada em uma siderúrgica brasileira e apenas no primeiro mês de aplicação foi possível reduzir em 55% na taxa de corrosão de aço carbono, enquadrando o parâmetro na especificação técnica, o que levou ao aumento da confiabilidade operacional pelo aumento do desempenho do sistema de resfriamento dos moldes. Houve uma redução de 91% na taxa de produtos não conformes por trincas, com um impacto anual de 350 mil dólares”, conclui Fábio Schusterschitz Araújo, consultor técnico industrial da divisão Nalco Water.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ecolab
Deixe seu comentário