ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Embrapii faz parceria para ampliar investimento em empresas de base tecnológica

Parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores propõe criar um ambiente mútuo de estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) assinaram, no dia 1º de setembro, acordo para aproximar a agenda das instituições, com foco em fomento a startups e empresas de pequeno porte de todo o país. A parceria foi oficializada durante a Green Rio, evento que debate sustentabilidade na indústria, na cidade do Rio de Janeiro. 

A parceria se propõe a criar um ambiente mútuo de estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A EMBRAPII conta com uma rede 76 Unidades Embrapii – centros de pesquisa com infraestrutura e pesquisadores para atender à demanda da indústria nacional. Já a Anprotec é referência no movimento de inovação e empreendedorismo, que reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras e aceleradoras de empresas (instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes e startups), parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação.

“A Embrapii quer se tornar referência no apoio a startups deeptech brasileiras. E, nesse ponto, a aliança é estratégica e de extrema relevância, pois vai aumentar a capilaridade da Embrapii e potencializar a interação entre o ecossistema de Unidades Embrapii, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e outros ambientes de inovação”, destaca o diretor-presidente da Embrapii, José Luis Gordon.  

“Essa parceria é estratégica para o desenvolvimento de projetos de PD&I, por viabilizar a realização de ações conjuntas que contribuam para a aproximação das Unidades Embrapii com a rede nacional de ambientes promotores da inovação vinculada à Anprotec”, Francisco Saboya, presidente da Anprotec.

Além do suporte tecnológico da sua rede de Unidades, a Embrapii também financia, com recursos não reembolsáveis, projetos de inovação de empresas nacionais. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que garante acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento do produto ou serviço, até sua chegada ao mercado. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da Embrapii, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapii

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.