ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Dia do Engenheiro Metalurgista: confira dicas para ingressar na profissão

Inserida em uma fatia do mercado cujo crescimento ultrapassou a marca de 18% nos últimos cinco anos, a profissão reúne uma série de oportunidades e desafios para aqueles que desejam adotá-la.

No Brasil, o dia 10 de abril é dedicado a homenagear os profissionais que atuam na área da Engenharia Metalúrgica, ramo responsável pelo estudo de materiais metálicos, seu processamento nas indústrias, suas propriedades e aplicações. A data comemorativa foi criada para atribuir reconhecimento àqueles que estão inseridos em um dos setores mais importantes da economia nacional, como afirma o comunicado emitido pelo Ministério da Economia, o qual ressalta que mesmo em períodos de crise internacional, o PIB do segmento metalúrgico segue em constante avanço no país. 

“O setor metalúrgico apresenta expressiva importância no cenário econômico brasileiro, com vasta cadeia produtiva dos segmentos ligados à metalurgia, usinagem e produção de manufaturados metálicos, sendo base de outras atividades relevantes para o país, como a indústria automobilística, construção civil e bens de capital”, destaca a comunicação da pasta.

Atualmente, o mercado brasileiro conta com cerca de 5 mil engenheiros metalúrgicos em atividade, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA - PR). O setor em que esses profissionais operam está entre as ‘Engenharias’ que mais têm gerado emprego no Brasil, terminando o ano de 2021 com um saldo positivo de mais de 650 mil vagas de trabalho, segundo o mais recente levantamento do Sebrae.
  

 Acompanhada pelo crescimento de 18,76% do setor nos últimos cinco anos e a consolidação do Brasil como o 8º maior produtor mundial de aço, a alta geração de emprego na metalurgia, entretanto, tem atraído pouca atenção de estudantes e profissionais para a carreira de engenheiro metalurgista, ocasionando dificuldades para as empresas preencherem suas vagas. 

No entanto, embora a área em que esse profissional atue esteja em constante expansão, é preciso que aqueles que pretendem se inserir no segmento tenham em mente que a metalurgia passa por processos frequentes de implementação de inovações e, para alcançar uma carreira de sucesso dentro dela, é preciso contar com alguns fatores; confira quais são eles:

Capacitação constante

A metalurgia está entre as áreas de conhecimento em que ocorrem mais inovações de equipamentos, tecnologias, processos, produtos e práticas sustentáveis, além das exigências gerais de perfil e habilidades pessoais. Por isso, é preciso que os profissionais que atuam na área ou estão interessados em se inserir nela, busquem cursos de capacitação e especialização para que se alinhem às expectativas do mercado de trabalho e possam inovar em seus setores. Para contribuir na formação destes engenheiros, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) disponibilizará 30 cursos ao longo de 2023 — sendo 27 na modalidade on-line e 3 presenciais — com o propósito de difundir conhecimento técnico-científico e atualização para toda a cadeia de produção das indústrias de metalurgia. 

Contato com o mercado

Assim como em diversas outras áreas do mercado de trabalho, é importante que o engenheiro metalurgista busque formar um network amplo, que impulsione sua carreira. Para isso, além de participar das atividades de entidades técnicas ou institucionais, ele pode contar com eventos realizados por organizações que atuam no segmento, como é o caso da ABM WEEK, promovida pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e considerada um dos principais encontros técnico-científicos da América Latina. Realizada anualmente, a ABM WEEK reúne mais de 1.700 participantes para painéis, mesas redondas, sessões técnicas, premiações, exposição e diversas outras atividades que têm como foco a apresentação de novidades e a troca de conhecimento e experiências nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. 

Integração às tendências da Engenharia Metalúrgica

Acesso constante a novidades sobre a área — sejam pesquisas, eventos, empresas, estratégias de gestão ou inovações — também pode contribuir na formação de um engenheiro metalurgista com perfil mais atrativo para o mercado de trabalho. Para isso, os profissionais podem, por exemplo, fazer a inscrição para receber a newsletter semanal da ABM, que aborda o que há de mais atual na Indústria de Base nacional em um compilado de notícias enviado via e-mail e que pode ser acessado por qualquer dispositivo digital com acesso à internet. Além disso, as notícias também estão disponíveis no Portal da ABM: www.abmbrasil.com.br/noticias 


 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.