Curso oferecido pela Samarco e Senai amplia qualificação profissional de moradores de Antônio Pereira
Fonte: Samarco
Após cinco meses de formação, 21 moradores (as) de Antônio Pereira, Distrito de Ouro Preto (MG), concluíram o curso de Instrumentação Industrial oferecido gratuitamente pela Samarco em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O certificado de conclusão da qualificação foi entregue durante evento na Casa de Cultura de Antônio Pereira.
A oferta de cursos de qualificação profissional é uma das iniciativas da Samarco para impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua, em Minas Gerais e no Espírito Santo. É uma ação que amplia as chances de inserção das comunidades locais no mercado de trabalho e estimula a geração de renda.
De acordo com Rodolfo de Oliveira Fernandes, analista de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco, as qualificações oferecidas em parceria com o Senai têm como objetivo capacitar os moradores de comunidades vizinhas para o mercado de trabalho. “A oferta do curso representa o fortalecimento das relações institucionais com a nossa vizinhança; dar as mãos para a comunidade para que eles possam ter oportunidades”, ressalta Rodolfo.
Homenageado como “Aluno Destaque” pelo desempenho no curso, Jeferson Avelino Cruz disse que a qualificação possibilitou a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. “Foi uma iniciativa espetacular porque muitas pessoas não tinham nenhum conhecimento sobre instrumentação, mas o mercado está avançando com oportunidades. Esse curso não só nos qualificou como vai trazer novos profissionais para o mercado. A convivência com outros (as) alunos (as) também foi muito importante para trocarmos experiências. Faço um convite a todos (as) que aproveitem essas oportunidades. Só tenho a agradecer à Samarco e a todos (as) os (as) envolvidos (as)”, contou.
Jefferson espera novas oportunidades, como a que obteve no ano passado de, após uma qualificação no Senai, ser contratado como aprendiz na Samarco na área de elétrica industrial.
O coordenador do Centro Cultural de Antônio Pereira, Felipe Junior Batista, afirma que o curso oferecido pela Samarco aumenta a empregabilidade. “A oferta desses cursos é uma grande mudança para o Distrito de Antônio Pereira porque ajuda no desenvolvimento da localidade e é muito importante para que os jovens tenham oportunidades de empregos de qualidade”, pontua.
A líder comunitária e diretora do Centro Administrativo de Antônio Pereira, Marlete Deusdete, destaca a importância da oferta do curso na própria comunidade. “As pessoas não têm que se deslocar e têm a oportunidade de interagir entre eles mesmos, dentro da comunidade. Os novos cursos que a Samarco vem oferecendo também são oportunidades para abrir novas portas no setor profissional”, diz.
O curso - A qualificação na área de Instrumentação Industrial faz parte da programação do Programa Força Local e contemplou 400 horas de aulas com conteúdo voltados à implementação e manutenção de instrumentos e controle de processos industriais. Os aprendizados incluíram normas, padrões e requisitos técnicos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.
O instrutor Raul Hipólito de Andrade afirma que, embora a turma não tivesse conhecimento da área, o engajamento dos (as) alunos (as) foi crescente, concluindo o curso com bom desempenho nas atividades propostas. “Com o aprendizado que tiveram eles vão ter sucesso na área de instrumentação que, como hoje estamos na era dos dados, é a base da pirâmide para gente conseguir dados que melhorem a qualidade da produção. Eu desejo sucesso e muita coragem e força para o desafio de entrar no mercado de trabalho”, destaca.
Para o analista de Recursos Humanos da Samarco, Alan Resende, a decisão de oferecer um curso de Instrumentação Industrial considerou a necessidade do mercado de trabalho. “Com o curso, também impactamos no desenvolvimento econômico, aumentando as chances de empregabilidade das pessoas, que estão enriquecendo o currículo. Isso pode fazer uma grande diferença na busca por vagas, não só na Samarco, mas em empresas que atuam na região, e também para o futuro profissional dessas pessoas”, pontua.
Fotos/Crédito: Otávio Honorato.
Deixe seu comentário