CSP, CBMM e Poscan investem em projetos sociais no Ceará
O Programa de Parcerias, realizado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com a participação da CBMM , Poscan (subsidiária da Posco no Canadá) e apoio institucional da Posco deu início a quatro projetos sociais que vão beneficiar centenas de moradores de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, com ações de desenvolvimento cultural, social e econômico. Quatro projetos serão realizados até dezembro de 2021, com o aporte financeiro da CBMM e da Poscan somando, aproximadamente, R$ 540 mil.
Neste mês de junho, começaram as atividades do projeto Jogando e Aprendendo, na comunidade de Acende Candeia, com a promoção de atividades esportivas para crianças, jovens e adultos. Há poucas semanas, foram iniciadas também as programações do Transformando Vidas (ano III), com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, e do Arte em Movimento, que apoia mulheres e idosos artesãos. Além disso, também será promovido o Ateliê do Brincar, com a criação de um parquinho de brinquedos esculturais feitos por artistas visuais em uma unidade municipal de Educação Infantil. Todas as atividades presenciais estão seguindo os protocolos de saúde e segurança para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
A CSP tem atuado como articuladora e ponte de diálogo para a aplicação de recursos nas ações sociais. Em janeiro de 2021, a CSP promoveu uma cerimônia para firmar a parceria da CBMM e Poscan com as associações comunitárias, e para discutir a elaboração e planejamento dos projetos.
Renda e desenvolvimento na pandemia
A Uedna Mesquita é assistente social e a articuladora social respondente por três projetos. Sobre o Arte em Movimento, ela explica que esse patrocínio traz a oportunidade de as artesãs potencializarem o seu trabalho. “A partir desse projeto, a gente está oportunizando gerar renda para as artesãs”. No caso do Jogando e Aprendendo, são levantadas discussões sobre igualdade de gênero. “Por mais que as mulheres estejam já à frente, empoderadas, a gente sabe que precisa dialogar sobre isso”. No Transformando Vidas (ano III), Uedna conta que jovens são preparados para o mercado de trabalho. “A gente já tem relatos de participantes que, quando saíram, já conseguiram ingressar no primeiro emprego", conta orgulhosa.
O Emídio Sanderson, presidente do Instituto Seara, anuncia que o Ateliê do Brincar está prestes a iniciar também e o brinquedos já estão em fase de projeto de construção. "São brinquedos que são também esculturas, criados pelos artistas plásticos cearenses Dim Brinquedim e Narcelio Grud. Paralelo a isso, vamos desenvolver uma consultoria com educadores da Escola Arco-Íris, na comunidade da Parada".
O Programa de Parcerias da CSP foi criado com o objetivo de formar um grupo organizado, constituído por empresas parceiras, apoiadoras e fornecedores da CSP, para promover ações de responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da região. Ricardo Parente, Gerente Geral de Relações institucionais, Comunicação e Relações com Comunidades da CSP, ressalta que cuidar de pessoas não é cuidar só internamente, é olhar o todo.
“Temos em nossa filosofia estar na mesma mesa o poder público, o setor privado e a sociedade, já que é através do diálogo que você efetivamente consegue planejar bons projetos e consequentemente obter boas parcerias”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CSP
Deixe seu comentário