Conheça a TMM, revista científica da ABM que completa 20 anos em 2024
fonte: Assessoria ABM
Criada em 2004 pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (TMM) está completando 20 anos enquanto publicação científica com foco em disseminar conhecimento e promover o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os profissionais das indústrias, tanto em nível nacional quanto internacional.
O periódico é disponibilizado anualmente no formato online e, desde 2020, segue o modelo de publicação de artigos em fluxo contínuo, contando com a edição em Acesso Aberto da Editora Cubo. De acordo com o sistema brasileiro de avaliação de periódicos — Qualis (2017-2020) —, a revista científica evoluiu, e agora está classificada na categoria B1 nas áreas de Engenharias I, Engenharias II, Engenharias III, Engenharias IV e Materiais.
A TMM aceita submissões de artigos originais, artigos de revisão e comunicações breves com foco nos aspectos científicos e tecnológicos das áreas de metalurgia, materiais e mineração. Não há nenhuma taxa para submeter materiais à revista científica e os envios podem ser feitos em língua inglesa, portuguesa ou espanhola.
As contribuições enviadas à TMM devem atender às instruções e políticas da revista e são avaliadas por pares. Caso aceitas, são veiculadas mediante pagamento da taxa de publicação de R$ 650,00, valor que varia entre associados (100% de desconto), novos associados (50% de desconto àqueles que tiverem só uma anuidade paga) e não associados (valor integral). O site da revista disponibiliza instruções para submissão em: https://tecnologiammm.com.br/news/60aff37ba953956f9253cbb2.
Segundo o Professor Dr. André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, editor chefe da revista, a expectativa agora é que a publicação tenha maior alcance entre o público da academia e da indústria, tendo em vista a sua consolidação nos últimos 20 anos como um periódico importante para a comunidade brasileira do setor minero-metalúrgico e de materiais.
“A TMM foi criada visando ser um veículo de divulgação de tecnologia, na nossa área, dentro do Brasil. A revista é bastante bem-sucedida, mas, para conseguir atrair e manter o público acadêmico, precisa se tornar indexada. Para isto, estamos adotando uma série de ajustes que, certamente, a tornarão uma publicação ainda mais atrativa tanto para a academia como para a indústria brasileiras. O desafio é conseguir continuar a ser um veículo brasileiro, focado nas tecnologias que nos interessam e atendendo nosso público-alvo, ao mesmo tempo que cumprimos os requisitos de indexação que tendem a obrigar a internacionalização dos temas e a utilização do inglês como língua principal”, explica o Dr. André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva.
Além do Professor André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, a TMM conta com os editores executivos de área:
- Afonso Reguly da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- André Carlos Silva da Universidade Federal de Catalão;
- Andre Schneider da Vallourec Research Center Germany;
- Flávio Beneduce Neto da Universidade de São Paulo; e
- Sabrina Arcaro da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
São editores adjuntos da publicação:
- Amitava De, do Indian Institute of Technology;
- Antonio Augusto Gorni, consultor;
- Antônio Cezar Faria Vilela da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Antonio Jose Ramirez Londono, da The Ohio State University;
- Carlos Alberto Mendes Moraes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
- Carolina Corvalán, da Argentinian National Atomic Commission e da National Scientific and Technical Research Council;
- Eduardo Torres Serra do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica;
- Leonardo Barbosa Godefroid, da Universidade Federal de Ouro Preto;
- Marc André Meyers, da Universidade da Califórnia;
- Mery Cecilia Gómez Marroquin, do Instituto General de Investigación de la Universidad Nacional de Ingenieria, Peru;
- Ricardo Hauch Ribeiro de Castro, da University of California;
- Roberto Ribeiro de Avillez, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
- Ronaldo Antonio Neves Marques Barbosa, da Universidade Federal de Minas Gerais;
- Tetsuo Mohri, do Institute for Materials Research, Hokkaido University; e
- Willy Ank de Morais, da Unisanta.
Saiba mais sobre a TMM em: https://tecnologiammm.com.br/
Deixe seu comentário