Com participação da ABM, BNDES promove Seminário de Descarbonização da Indústria de Base
A necessidade de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e de mitigar as consequências do aquecimento global tem impulsionado a busca por soluções inovadoras, no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a descarbonização tem se destacado como uma estratégia fundamental para o alcance de um futuro sustentável, que se apoia na transição para fontes de energia limpa e renovável capazes de promover a eficiência energética e a adoção de práticas sustentáveis em diversos setores.
Com o objetivo de incentivar o debate sobre o tema e o desenvolvimento de soluções em prol da descarbonização da indústria brasileira, o Banco Nacional do Desenvolvimento — BNDES promoveu, no dia 11 de julho de 2023, o Seminário de Descarbonização, evento que contou com representantes de algumas das principais empresas e instituições da Indústria de Base do Brasil.
A abertura do evento foi feita com uma apresentação conjunta dos executivos: Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho da ABM, Vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas; José Luis Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES; Carla Primavera, Superintendente da Área de Transição Energética e Clima do BNDES, e Flávio Mota, Chefe do Departamento de Indústria de Base do BNDES.
Em sua fala, o Presidente do Conselho de Administração da ABM, destacou que o evento serviu para ressaltar o compromisso do BNDES, em parceria com as Associações da Indústria do Aço, as Empresas e a Academia, com a descarbonização, a inovação e o fortalecimento da Indústria Brasileira.
“O seminário trouxe para pauta um tema que preocupa todos os países, todas as empresas e todas as pessoas ao redor do mundo. A descarbonização é uma temática importante e desafiadora porque passa por desenvolvimento tecnológico, por viabilização econômica de novos processos e por competitividade. Nesse sentido, a aliança entre iniciativa privada e o BNDES pela revitalização da indústria brasileira é um passo extremamente fundamental na caminhada pela economia verde”, pontua Sérgio Leite.
Após a sessão introdutória, Horacidio Leal Barbosa Filho, Presidente Executivo da ABM, apresentou uma exposição sobre o Processo de Produção do Aço no Brasil e sua relação com a descarbonização da economia. “Temos observado que momentos como esse Seminário são preciosos a toda a cadeia produtiva da indústria, porque podemos partilhar conhecimentos sobre os avanços que têm sido feitos e que estão por vir. Essas trocas possuem grande impacto para a sociedade”, destacou Leal.
Além das apresentações dos executivos, o evento contou com a fala de Marco Polo de Mello Lopes, Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, sobre o Panorama da Indústria Siderúrgica; a apresentação de cases de sucesso da ArcelorMittal, da Biocoke, da Ternium e do BNDES; espaço para debates e discussões; apresentação da Agenda de Descarbonização do Setor Siderúrgico, com a fala de Cristina Yuan, Diretora de Assuntos Internacionais do Instituto Aço Brasil; exposição das visões e oportunidades do BNDES, com o Gerente de Inteligência de Mercado do banco, Pedro Paulo Dias, e a economista Patrícia Fernandes.
Deixe seu comentário