ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Com o patrocínio da CBMM, Instituto Inhontim inaugura Galeria Yayoi Kusama

Yayoi Kusama é uma artista reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação criativa e cativante, com diversidade de suportes e linguagens, sobretudo nas instalações imersivas.

O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, inaugurou , no dia 15 de julho, a sua vigésima galeria permanente, dedicada a artista japonesa Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929). A Galeria, que conta com o patrocínio da CBMM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, abriga duas obras da artista Yayoi Kusama: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009).

Na estrutura do prédio onde está localizada a Galeria da multiartista, foram utilizados aços de alta resistência com adição de Nióbio, distribuídos nas estruturas superiores de pilares, vigas e na infraestrutura de fundações. A tecnologia do Nióbio tem sido uma grande aliada do futuro, permitindo a evolução das propriedades do aço e o conceito da desmaterizalização, ou seja, menor uso de materiais e consequente redução da emissão de CO2 em todo o processo.

Para o especialista de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Alexandre Jordão, o projeto vem de encontro à uma das estratégias da Companhia, que é dar visibilidade ao nióbio em construções sustentáveis. “Nesta obra, as pessoas podem ver na prática a relevância do nióbio para utilização mínima do aço como matéria-prima, técnica já muito utilizada em grandes pontes ou arranha-céus de todo o mundo”, justifica Jordão, explicando que a maleabilidade da liga fez do projeto arquitetônico uma obra de arte a ser apreciada, juntamente com as instalações da artista.

Desenvolvido em uma área de 1.436,97 m² pelos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz em conjunto com a equipe do Jardim Botânico do Inhotim, o projeto arquitetônico contém um caminho sinuoso de pedras e 4 mil bromélias, que levam à obra interna de Yayoi Kusama, composta por um ambiente doméstico iluminado por luz negra e com os móveis destacados por pontos de cores brilhantes. O conceito de auto-obliteração, técnica utilizada há décadas pela artista japonesa, instiga a pensar na dissolução do individualismo.

A obra está localizada no Eixo Laranja do Instituto Inhotim, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas e pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre 09h30 e 16h30 e aos sábados, domingos e feriados, entre 09h30 e 17h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.