Clariant inaugura centro para tratamento de rejeitos de mineração
A fim de apoiar os esforços de sustentabilidade da indústria de mineração, a Clariant anuncia a instalação de um novo centro técnico no Brasil, exclusivamente dedicado ao desenvolvimento de soluções para o processamento de rejeitos. O Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos (CCTT – Competence Center for Tailings Treatment) inicia suas atividades nesta segunda-feira (27/9) em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil.
A mineração representa um elemento-chave para viabilizar as megatendências de sustentabilidade, ao fornecer os minerais necessários às tecnologias voltadas para o futuro, aplicadas em transporte e geração de energia com baixa emissão de carbono (ex. turbinas eólicas, veículos elétricos), nos edifícios “verdes", smartphones e outros dispositivos eletrônicos, além das iniciativas de reciclagem. Enquanto impulsionam desenvolvimentos tão importantes, as operações de mineração enfrentam desafios significativos ao avançar em sua própria trajetória de sustentabilidade. Com isso, o processamento de rejeitos ganha ênfase, levando a indústria a buscar alternativas para as atuais barragens, que também representam uma fonte inexplorada de minerais de interesse.
O novo Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos da Clariant, situado no coração da mineração no Brasil, desenvolverá soluções e tecnologias químicas para apoiar o setor. O novo laboratório conta com equipamentos de última geração, além de uma equipe dedicada de especialistas em P&D.
“A Clariant está na vanguarda da oferta de soluções sustentáveis para a mineração. O CCTT utilizará sua excelente capacidade técnica para demonstrar como nossas inovações podem aprimorar o processamento de rejeitos e a redução de resíduos”, comenta Wagner Silva, Global Head of Technology, Clariant Mining Solutions.
O novo CCTT é um pilar central do Programa de Gestão de Rejeitos da Clariant (TMP – Tailings Management Program), que compreende quatro plataformas tecnológicas complementares: Flotação, Separação Magnética, Desaguamento e Modificação de Reologia. As soluções químicas para flotação aplicadas em lamas, por exemplo, ajudam a recuperar minerais de interesse que atualmente não são aproveitados, bem como permitem reprocessar rejeitos antigos. Além disso, auxiliares de filtragem ajudam no melhor desaguamento dos rejeitos, gerando filtrados mais secos e aumentando a produtividade.
Segundo George Nunes, Global Head of Clariant Mining Solutions: “O novo Centro de Competência é um importante marco na estratégia de apoiar a sustentabilidade da indústria global de mineração. Com esse recurso adicional, seguiremos trabalhando em conjunto com nossos clientes para desenvolver soluções importantes e práticas, que resolvam seus maiores desafios de sustentabilidade.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Clariant
Deixe seu comentário