ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa abre 2 vagas de pós-doutorado

As bolsas de pós-doutorado serão financiadas pela Fundação de Apoio à USP (Fusp), com valor individual de R$ 7.373,10 mensais.

Duas vagas de pós-doutorado estão disponíveis no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). As inscrições terminam em 20 de fevereiro.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído com apoio da Fapesp e da Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

As bolsas de pós-doutorado serão financiadas pela Fundação de Apoio à USP (Fusp), com valor individual de R$ 7.373,10 mensais.

O candidato selecionado para a primeira vaga participará do grupo Simulação Aplicada a Materiais: Propriedades Atomísticas (Sampa), do Instituto de Física da USP, no projeto “Cálculos de primeiros princípios aplicados para entendimento de catalisadores e efeitos de solvente na conversão de CO2 em produtos multicarbono”.

Nesse projeto serão utilizados cálculos de primeiros princípios para estudar materiais previamente estabelecidos como catalisadores com potencial para aumentar o rendimento de formação de etanol, ácido fórmico e ácido acético. Ao entender a estabilidade dos intermediários e caminhos de reação será possível ter uma noção mais ampla dos mecanismos de formação de produtos C2+.

O candidato contribuirá com a otimização das estruturas considerando o modelo de solvente; fará estudo da adsorção de –COOH e –CO e outros intermediários, sistematicamente nos sítios de adsorção; realizará cálculos de adsorção considerando o potencial do cátodo e simulações de CI-NEB para estimar o caminho reacional.

O candidato deve ser doutor em química, física, computação ou engenharia de materiais (ou áreas correlatas), apresentar habilidades com simulações de primeiros princípios (especialmente DFT), experiência em HPC e proficiência em inglês. É desejável que o candidato tenha experiência em catálise heterogênea, materiais metálicos e ligas e conhecimento em adsorção molecular em sólidos.

O segundo bolsista terá o objetivo de desenvolver, testar e caracterizar sistemas de eletrodo/catalisador e novos reatores para a conversão seletiva de dióxido de carbono a moléculas orgânicas contendo mais de um carbono (por exemplo, C2+). Trata-se de um trabalho transdisciplinar, com forte colaboração da área de modelagem numérica dos reatores.

Para essa vaga, o candidato deverá demonstrar as seguintes qualificações: doutorado em engenharia ou ciências físicas (concluído há menos de cinco anos); experiência com dispositivos eletroquímicos de conversão de energia, como células a combustível e eletrolisadores; experiência no manuseio de todos os aspectos de um dispositivo eletroquímico; experiência na fabricação de eletrodos; conhecimentos de eletroquímica e sistemas de energia, materiais e fenômenos de transporte.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4838 e www.fapesp.br/oportunidades/4844.

 

Fonte: Agência Fapesp
 
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.