CBMM, em parceria com a Volkswagen e a Giaffone Racing, lança caminhão de competição
A CBMM, em parceria com a Volkswagem Caminhões e Ônibus e a Giaffone Racing, anuncia o lançamento de um caminhão de competição. O veículo possui tecnologia inovadora e objetivo de reduzir as emissões de carbono a zero em um dos mais importantes circuitos do automobilismo, a Copa Truck.
Em linha com a tendência mundial de adoção de tecnologias mais sustentáveis, a iniciativa larga na frente, com um projeto inédito, pilotado por uma equipe de campeões acostumada a enfrentar desafios de peso. O caminhão revelado na segunda-feira (13/3), no kartódromo de Cotia (SP), o maior da América Latina, acelera o objetivo da Mission Zero. A iniciativa demonstra que é possível unir eficiência e sustentabilidade.
“A Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera sua jornada tecnológica para descarbonização com esse projeto MissionZero, que reforça nosso pioneirismo para o avanço da eletromobilidade, além de afirmar o compromisso da empresa com as demandas ambientais, buscando a neutralização das emissões de poluentes, inclusive nas pistas de competição”, explica Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A Giaffone Racing irá introduzir um novo conceito focado na sinergia entre os parceiros, que apoiam a Copa Truck. “A competição de caminhões funciona como uma plataforma tecnológica, ou seja, como um laboratório onde as tecnologias automotivas mais modernas são testadas para, posteriormente, serem implementadas em outras modalidades”, comenta Zequinha Giaffone, da Giaffone Racing.
Já a atuação da CBMM no projeto, se dá por meio da inserção tecnológica do nióbio na estrutura dos veículos, o que confere mais resistência, leveza e segurança. Estão previstas implementações progressivas, com aplicações em componentes, que podem ir das cabines e longarinas até testes do turbo compressor. Também há a possibilidade de aplicação de materiais nanocristalinos (ligas que com o nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.
“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O nióbio é um elemento-chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck permite testar os materiais ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas; nos permite inovar mais rápido”. explica Érico França, especialista técnico da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento deste projeto pioneiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CBMM
Deixe seu comentário