CBMM e Lightning Motorcycles lançam super moto elétrica
Desenvolvida em Hollister, cidade localizada na Califórnia (EUA), e reconhecida pela sua tradição no motociclismo, a nova moto elétrica Tachyon Nb chega com o objetivo de fazer história e quebrar o atual recorde mundial de velocidade terrestre. Com essa visão, a Lightning Motorcycles, reconhecida pelo seu pioneirismo na indústria e pelas inovações na produção de motocicletas elétricas, se uniu à brasileira CBMM, líder mundial na tecnologia do nióbio: elemento chave para reforçar o conceito da nova marca.
O nome do projeto Tachyon Nb é derivado de uma hipótese desenvolvida por cientistas na década de 1960, de uma partícula com potencial de ultrapassar a velocidade da luz e chegar à lua em menos de 1 segundo. A partícula Tachyon é a inspiração para a velocidade desta motocicleta, que conta com a tecnologia do Nióbio, o que confere mais leveza e permite alcançar um nível de desempenho sem precedentes em duas rodas. Sob o slogan “the speed of lightweight” (que em português significa a velocidade associada à redução de peso), a nova moto está pronta para voar baixo e elevar o patamar tecnológico de diversos componentes da mobilidade elétrica.
O projeto visa inovar e aumentar os limites dos materiais de alto desempenho, quebrando a marca atual de 400km/h em uma super moto elétrica comercial. A busca pela eletrificação na indústria de duas rodas exige tecnologias ainda mais confiáveis, seguras e sustentáveis. Neste sentido, a aplicação de nióbio pode resultar em inúmeras vantagens como redução de peso e maior eficiência energética, contribuindo diretamente para a segurança desses veículos.
“Esta parceria serve como plataforma para testar e validar as novas tecnologias de nióbio, que acreditamos que possam desempenhar um papel significativo no segmento da mobilidade. Neste projeto, estamos implementando discos de freio com nióbio para melhorar o desempenho em altas temperaturas, além da aplicação do metal em vários componentes
como no módulo de carregamento integrado que permite que todo o sistema seja mais confiável e eficiente. Os tubos de aço – especialmente no chassi - também contam com aplicação de nióbio, o que nos permite atender aos exigentes requisitos de resistência e peso”, afirma Daniel Wright, engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto.
“Estamos entusiasmados em anunciar a Tachyon Nb, nossa nova motocicleta elétrica desenvolvida para quebrar o atual recorde de velocidade terrestre em Bonneville, na California (EUA). A inovação está no DNA da Lightning. Esta parceria permite que ambas as empresas levem a tecnologia de veículos elétricos a um novo nível. Nossa missão é continuar a
ultrapassar os limites do que é possível e fomentar a adoção de motocicletas elétricas globalmente”, diz o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield.
O anúncio da nova moto elétrica foi realizado no dia 11 de agosto no Moto Talbott Motorcycle Museum, localizado em Carmel Valley, na costa central da Califórnia. O local possui uma coleção de mais de 170 motocicletas icônicas de 17 países, dignas de impressionar fans da velocidade, como a BMW R37 de 1925, que deu início ao legado da marca em competições, uma Ducati Marianna 125cc de 1956, pilotada por Giuliano Maoggi durante o “Motogiro d’Italia”, e uma MV Agusta F4 Bonneville de 2008.
A Tachyon Nb vai pegar a estrada para superar o desempenho de seu modelo antecessor, a LS218, em alguns dos mais icônicos “paraísos da velocidade” dos Estados Unidos. Isso inclui o deserto de El Mirage e o Bonneville Salt Flats, onde veículos com tecnologia de ponta e do mais alto desempenho são testados até o limite em corridas de quebra de recordes de velocidade em terra desde 1948.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CBMM
Deixe seu comentário