ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Belgo Bekaert lança três desafios para startups

Empresa busca soluções para monitorar o desgaste de cubas de aço nas linhas de galvanização, para gestão de recursos energéticos e procura tecnologias para centralizar dados no manejo de bovinos.

A Belgo Bekaert lança três desafios para startups brasileiras. Empresas interessadas em desenvolver soluções para monitoramento do desgaste da cuba de aço nas linhas de galvanização e para aprimorar a gestão de energéticos nas fábricas podem se inscrever através da plataforma AEVO. Já as startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas para a centralização de dados no manejo de bovinos criados a pasto poderão se inscrever, no site Silo Hub, seguindo o regulamento disponível. Todas as inscrições terminam em 15 de maio.

Desgaste da cuba nas linhas de galvanização 

Para a produção de arames galvanizados pelo processo de imersão a quente, a Belgo Bekaert usa cubas de aço para fundir o zinco. Com o passar do tempo, essas cubas vão se desgastando e, se o acompanhamento adequado não for feito, elas podem furar, o que causa uma série de problemas como a parada da linha de produção, perda de materiais, custos elevados e urgentes para a substituição da cuba e geração de sucata. “Com esse desafio, a Belgo Bekaert espera ter um controle mais eficaz, a fim de minimizar os riscos operacionais e evitar perdas de materiais no processo”, afirma Jeremias Silva, gerente de negócios da empresa (clique aqui para fazer sua inscrição): 

Gestão de energéticos

Atualmente o monitoramento do consumo de recursos energéticos (elétrica, água, ácidos, ar comprimido, gás natural) nas unidades fabris da Belgo Bekaert é realizado através das medições feitas pelas concessionárias ou faturamento de fornecedores, o que dificulta uma gestão precisa e centralizada de tais recursos.

Com esse desafio, a Belgo Bekaert busca uma solução para que estes recursos possam ser medidos em pontos estratégicos das fábricas, com coleta e armazenamento de dados e relatórios, possibilitando à empresa ter uma visão estratégica do uso de tais recursos.

As startups que apresentarem as soluções mais atraentes terão a possibilidade de trabalhar em conjunto com equipes experientes e especializadas por meio de contratação para a realização de testes, com a possibilidade de contratos definitivos, e acesso ao espaço de trabalho da Diretoria de Inovação e Digital da Belgo Bekaert, em Contagem, Minas Gerais (clique aqui para fazer sua inscrição).

Centralização de dados no manejo de bovinos

Líder no segmento de soluções em cercamentos para agronegócios no país, a empresa lança um desafio decorrente de reflexões sobre a tomada de decisões no campo que, geralmente, é feita de forma intuitiva, sem documentação e centralização das informações do rebanho.

"Nesse contexto, buscamos soluções capazes de realizar o levantamento dos dados em sistemas de criação de bovinos criados a pasto como, por exemplo, estresse térmico e manejo sanitário, geolocalização dos animais, entre outros. É essencial que as ideias sejam intuitivas e acessíveis aos pecuaristas para que, dessa maneira, sejam vistas como um recurso essencial para auxiliar na tomada de decisão e melhorar os ganhos", explica Guilherme Vianna, também gerente de negócios da Belgo Bekaert.

A avaliação e a seleção das propostas levam em consideração principalmente a aderência com os desafios. As startups selecionadas contarão com a possibilidade de investimento para desenvolvimento da prova de conceito (POC), além do apoio da equipe do Silo Hub, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento.

O Silo – Inovação Aberta é um programa que prioriza a busca de soluções para desafios do agronegócio por meio da inovação aberta, conectando empresas e iniciativas com foco em tecnologia digital. É formado pela parceria da Embrapa Gado de Leite com a Microsoft, TIM Brasil, Belgo Bekaert, Nestlé do Brasil, IS Brasil, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a aceleradora corporativa Neo Ventures (clique aqui para fazer sua inscrição).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Belgo Bekaert

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.