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Atleta de bodyboarding patrocinada pela ArcelorMittal conquista bicampeonato mundial no Chile

A parceria com Luna Hardman reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a preservação dos oceanos e o incentivo ao empoderamento feminino

Fonte: G1

A bicampeã Luna Hardman posa com a mãe, Neymara Carvalho — Foto: Divulgação

A bicampeã Luna Hardman posa com a mãe, Neymara Carvalho — Foto: Divulgação

Estrategicamente localizada na costa capixaba, onde o mar é parte integrante de sua identidade, a ArcelorMittal, unidade de Tubarão, acaba de celebrar importante conquista de uma de suas atletas patrocinadas, também do mar: a bodyboarder Luna Hardman.

Aos 18 anos, a jovem capixaba alcançou o bicampeonato mundial na categoria Pro Junior de Bodyboarding, destacando-se como a primeira esportista a conquistar dois títulos na categoria. A vitória histórica aconteceu em emocionante bateria de desempate no Antofagasta Bodyboard Festival, no Chile, no último dia 23 de maio. Após uma disputa acirrada com a portuguesa Luana Dourado, Luna encerrou a temporada como a primeira do ranking mundial da Pro Junior, com 3.720 pontos. Agora, com a transição para a categoria profissional, já se posiciona como a segunda colocada no ranking mundial, acumulando 4.770 pontos.

Destaque da nova geração, Luna começou a competir aos 12 anos, mas vive o bodyboarding desde muito antes disso, tendo sua mãe, a lendária Neymara Carvalho, como exemplo e inspiração. Neymara, pentacampeã mundial, 10 vezes campeã brasileira e também patrocinada pela ArcelorMittal, participou de competições até os cinco meses de gravidez de Luna.

Neste ano de 2024, inclusive, ambas vivenciam uma nova e desafiadora experiência: são adversárias na categoria profissional do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino, Patrocinada pela ArcelorMittal desde setembro de 2022, quando participou das últimas etapas do Circuito Mundial daquele ano, na Europa (o Sintra Pro, em Portugal, e o Morey Boogie La Salie Pro, na França), Luna conquistou, no ano passado, seu primeiro título profissional ao vencer uma das etapas do Circuito Brasileiro, marcando o primeiro grande resultado da atleta, consagrada como “Princesa do Mar”, como profissional.

Cuidado com os oceanos e incentivo às mulheres

A ArcelorMittal, unidade de Tubarão, investe no patrocínio de atletas de bodyboarding por várias razões estratégicas que refletem seus valores corporativos e seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

A empresa apoia o Instituto Neymara Carvalho (INC) para formação de crianças e adolescentes, oriundas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, no mundo do esporte. Fundada por Neymara Carvalho, a ONG é dedicada a fomentar o desenvolvimento esportivo e social, criando uma plataforma para jovens talentos como Luna Hardman, numa iniciativa que vai além de proporcionar atividades esportivas; busca ocupar jovens de maneira construtiva, oferecendo-lhes oportunidades de um futuro melhor.

O apoio ao bodyboarding também está alinhado com os seus esforços de sustentabilidade. A prática deste esporte no mar conecta-se diretamente com a vocação marítima da unidade de Tubarão, que possui uma gestão hídrica referência no setor industrial.

Além disso, a empresa está comprometida com a Década dos Oceanos da ONU (2021-2030), uma iniciativa global voltada a unir governos, empresas, organizações e toda a sociedade na busca de soluções que permitam reverter o declínio na saúde dos oceanos e promover seu uso sustentável. Comprometida com essa demanda mundial, a ArcelorMittal tem intensificado os investimentos voltados à gestão da água em seu processo produtivo, assim como ampliado sua atuação com projetos que contribuam para a preservação do ambiente oceânico e costeiro, assim como dos rios e outros corpos d´água.

"Nosso patrocínio ao Instituto Neymara Carvalho, às atletas Luna e Neymara e ao próprio esporte está profundamente conectado com uma série de valores que consideramos especialmente importantes, assim como com os nossos esforços de sustentabilidade, cuidado com a natureza, compromisso com a preservação dos oceanos e incentivo ao empoderamento feminino. Queremos contribuir para construir um futuro mais inclusivo, sustentável e inspirador para todos”, resume João Bosco Reis da Silva, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal.

A parceria com as atletas de bodyboarding se conecta, ainda, com o seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão. Neymara, uma atleta que continua competindo em alto rendimento aos 48 anos, personifica o empoderamento feminino e a quebra de paradigmas. Sua trajetória inspiradora e seu exemplo de perseverança e excelência no esporte servem como um modelo para mulheres de todas as idades. Uma colaboração que reforça a atenção da empresa às questões de gênero e à promoção de um ambiente inclusivo também no esporte.

Já ao patrocinar jovens atletas como Luna, o objetivo é inspirar as novas gerações. Esportistas vencedoras como ela tornam-se heroínas e modelos a serem seguidos por jovens aspirantes, mostrando que, com apoio e determinação, é possível alcançar grandes realizações e conquistas. Para a ArcelorMittal, é fundamental ter figuras exemplares que personifiquem os seus próprios valores e inspirem a próxima geração de atletas.

Além do apoio às atletas e ao INC, o patrocínio da ArcelorMittal ao esporte também se estende à realização do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino, realizado em Serra (ES), em parceria com o Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O evento é único por ser 100% feminino e incluir uma categoria para Pessoas Com Deficiência, refletindo o compromisso da empresa com a inclusão e a igualdade de oportunidades no esporte. Realizada neste ano em sua terceira edição, a competição reuniu 78 atletas de seis países: Brasil, Chile, França, Japão, Peru e Portugal, incluindo as principais bodyboarders do ranking mundial. Em 2023, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro foi eleita a melhor etapa do ano pela International Bodyboarding Corporation (IBC), entre as nove realizadas na temporada.

Para a ArcelorMittal, essas parcerias simbolizam mais do que patrocínios esportivos; são uma aliança que promove o desenvolvimento social, a sustentabilidade e o empoderamento feminino. A trajetória de Luna, influenciada pela lendária carreira de sua mãe Neymara, demonstra o poder transformador do esporte e importância de incentivar as mulheres em todas as áreas e atividades.

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