ArcelorMittal Unidade Tubarão celebra 40 anos
Maior produtora de aço integrada da América Latina, a ArcelorMittal Tubarão está completando 40 anos. Considerada uma das principais fornecedoras de aço de alta qualidade do mundo, a empresa iniciou suas operações em 30 de novembro de 1983.
O marco inicial foi a operação do Alto-Forno 1, o maior das Américas, que mantém sua posição de destaque mundial em produtividade. De lá para cá, consolidou uma trajetória marcada pela evolução tecnológica e melhoria contínua da qualidade do processo e dos produtos, dos controles ambientais e das ferramentas de saúde e segurança sendo, ainda, referência mundial de sustentabilidade no setor de aço.
Investimentos estratégicos e planejados, aliados a profissionais dedicados, impulsionaram o crescimento da empresa, elevando sua capacidade de produção de aço de 3 milhões de toneladas por ano, em sua origem, para os atuais 7,5 milhões de toneladas anuais. Nesses 40 anos, seu portfólio de produtos também se expandiu, passando de placas de aço para o mercado externo para incluir bobinas e abrindo novas oportunidades no mercado interno desde a implantação do Laminador de Tiras a Quente (LTQ) em 2002.
Para manter seu nível de excelência, a ArcelorMittal Tubarão tem investido numa estratégia focada em ganhar produtividade, manter os indicadores de qualidade, estar alinhada aos seus quatro valores (Sustentabilidade, Qualidade, Liderança e Segurança), aprimorar, continuamente, sua gestão ambiental e participar cada vez mais do desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, do Brasil e do setor de produção de aço mundial.
Desde sua fundação, a empresa tem se destacado com um polo de atratividade para talentos locais e de todo o Brasil, formando uma cultura centrada no respeito e valorização das pessoas, na qualidade e na liderança. A colaboração entre equipes nacionais e internacionais, fundamentada no respeito e confiança, impulsionou o seu sucesso contínuo ao longo desses 40 anos.
“Nesses 40 anos, a ArcelorMittal Tubarão consolidou-se como líder reconhecida e admirada, focada na produção de aço inteligente para contribuir com equidade, diversidade e qualidade de vida para todos. Uma história construída ano a ano por milhares de empregados dedicados e talentosos. Pessoas que são as grandes responsáveis pela referência que nos tornamos hoje”, afirma Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal América Latina Aços Planos.
A empresa
Especialia nzada em semiacabados (placas e bobinas laminadas a quente), a empresa possui cerca de 5 mil empregados diretos e 5 mil indiretos. Estrategicamente localizada região metropolitana da Grande Vitória, em Serra, dispõe de infraestrutura completa, que lhe proporciona condições privilegiadas tanto para a produção como para o abastecimento de seus clientes no Brasil e no exterior. Para atender ao mercado, a empresa conta com um excelente complexo portuário, que inclui o Terminal de Produtos Siderúrgicos de Praia Mole, a apenas oito quilômetros da planta industrial, o Terminal de Barcaças Oceânicas e uma malha rodoferroviária.
Sede do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da ArcelorMittal para a América do Sul, polo de inovação conectado ao mundo, a empresa é considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil pela Forbes. Entre outros reconhecimentos na área, foi eleita neste ano, pela terceira vez consecutiva, a empresa do setor de mineração e metais que mais se conecta com o ecossistema de inovação aberta do Brasil, segundo o Ranking da 100 Open Corps. Uma conquista que reforça sua posição como líder não apenas na produção de aço, mas também na busca constante por soluções inovadoras.
Sua gestão ambiental apresenta indicadores entre os melhores do mundo. Possui, por exemplo, o menor índice de consumo industrial de água doce do Brasil, devido ao elevado índice de recirculação, que atinge hoje mais de 97%. Além disso, é autossuficiente em energia elétrica desde 1997.
Ainda na área ambiental, após a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado com o Governo do Espírito Santo e o Ministério Público, em 2018, criou o Programa Evoluir. A iniciativa ampliou a prática contínua de ações voltadas ao meio ambiente e reforçou a sustentabilidade como um dos seus principais valores. Com ações que somam investimentos de R$ 1,9 bilhão, seu programa ambiental está entre os maiores do mundo e inclui a implantação de equipamentos e tecnologias dos mais modernos da atualidade.
Em 2021, protagonizou um marco na história do Espírito Santo e do Brasil, implantando a maior usina de dessalinização de água do mar para fins industriais na usina. A moderna, ampla e arrojada planta tem capacidade para produzir até 500 m³/h de água industrial para atender aos seus processos. Também naquele ano, firmou acordo pioneiro com o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), para compra mensal para fins industriais de 720 m³/h (150 l/s) de água de reúso de esgoto sanitário, proveniente de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Reúso. Ambas as iniciativas têm por objetivo reduzir a demanda da empresa pela água captada do Rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando assim maior volume do recurso para a sociedade.
Investimentos sociais
Com uma história de permanente diálogo com as comunidades de seu entorno, a ArcelorMittal Tubarão coparticipa ativamente de programas de investimento social visando contribuir para promover a cidadania e a inclusão social. São projetos viabilizados via leis de incentivo ou com recursos próprios que buscam contribuir para a transformação social em busca da equidade, da diversidade e da sustentabilidade. Além disso, é considerada hoje uma das maiores investidoras em esporte e cultura do Espírito Santo, com longa trajetória de apoio a projetos que contribuam para o empoderamento e qualidade de vidas das comunidades.
Fonte: ArcelorMittal
Deixe seu comentário